Após ser ingerido, o antibiótico tem um tempo específico de "vida" em nosso organismo —isto é, um período que a substância permanece no corpo. Com base no tipo e gravidade da doença, bem como a classe de antibióticos e seu tempo de vida, o médico prescreve o remédio para dez dias, sete dias, três dias...
Antibióticos Durante o uso de um antibiótico, é importante tomá-lo sempre com um copo de água, pois produtos lácteos como leite e derivados contêm minerais, como cálcio e magnésio, que impedem sua absorção, cortando seu efeito.
Bebidas alcoólicas não podem fazer parte da alimentação diária durante o uso de antibióticos já que podem piorar os efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, ondas de calor, batimento cardíaco rápido ou irregular, dores de cabeça, tontura e sonolência.
A combinação de medicamentos nem sempre é bem-vinda na medicina, inclusive quando se trata de antibióticos. Dependendo da espécie bacteriana, algumas combinações impedem que essas drogas trabalhem em seu pleno potencial.
Apesar de não ser prejudicial à saúde, os Antibióticos são remédios que não devem ser tomados com leite, porque o cálcio presente no leite diminui o seu efeito no organismo.
Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.
Não se mistura medicamento com leite.
Às vezes, um chá pode anular ou potencializar os efeitos do fármaco , reforça Chana. Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos.
De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação.