O Império do Brasil, Argentina mitrista e Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.
Havia grande interesse por parte dos britânicos em conseguirem algumas vantagens como a permissão de comercializar diretamente com o Brasil, aumentando seu mercado consumidor.
a: Na versão, tradicional da historiografia brasileira , o conflito resultou da megalomania e dos planos expancionistas do ditador paraguaio Solano Lopes, ou seja, na versão brasileira exalta os atos heroicos do militares brasileiros ao combaterem as ideias de expansão, que eram vistas como um perigo para o Brasil, do ...
A guerra era vista por diferentes ópticas: para Solano López era a oportunidade de colocar seu país como potência regional e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu, graças a aliança com os blancos uruguaios e os federalistas argentinos, representados por Urquiza; para Bartolomeu Mitre era a forma de consolidar o ...
José Francisco Lacerda, vulgo Chico Diabo (Camaquã, 1848 — Cerro Largo, 1893), foi um militar (cabo) brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai e ficou famoso por ter matado o ditador paraguaio Francisco Solano López, na batalha de Cerro Corá (1º de março de 1870).
Em 1870, em Cerro Corá, ao norte de Assunção, mais de um ano após a ocupação da capital, López foi morto ao tentar cruzar um rio para fugir. Só então o conflito terminou. O corpo do ditador foi retalhado e Madame Lynch, como ela era conhecida, foi forçada a cavar a sepultura do amante.
Solano López recebia informes dos acontecimentos da Guerra Civil Uruguaia por meio de representantes radicais dos blancos, os quais convenceram-no que a ação brasileira visava a interesses anexionistas e que a próxima nação alvo desse expansionismo era o Paraguai.
Pelo lado paraguaio, o historiador enxerga o patriotismo como fator predominante na luta: “Foi uma luta coesa, o povo entendeu que, se a guerra fosse perdida, seria o fim do Paraguai” (CHIAVENATO, 1979). Salles e Doratioto também afirmam isso: “O paraguaio lutou bravamente.
Tratado de Loizaga – Cotegipe
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).