Fases do crescimento em descontínuo
Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
"Temperaturas acima de 70ºC matam muitos microrganismos. No entanto, algumas bactérias produzem esporos, estruturas que ajudam a resistir à alta temperatura", explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como "Dr. Bactéria".
Os mesófilos crescem em temperatura ambiente de 25 a 40ºC. Fazem parte deste grupo a maioria dos microrganismos patogênicos, pois esta faixa de temperatura está mais próxima da temperatura corpórea humana de 37ºC. Destacam-se as bactérias saprófitas, fungos, algas e protozoários.
• pH: Para todos os microrganismos existem um pH mínimo, abaixo do qual não há crescimento; pH máximo, acima do qual não há crescimento; e pH ótimo, onde o crescimento é máximo, a maioria dos microrganismos se desenvolve em pH próximo a neutralidade.
Pressão osmótica A pressão osmótica se baseia no uso de altas concentrações de sais e açúcares para conservar o alimento. Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana.
O pH adverso afeta pelo menos dois aspectos de uma célula microbiana viva: o funcionamento de suas enzimas e o transporte de nutrientes para o interior das células.
Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Quando encontram condições ideais, os micróbios se multiplicam-se rapidamente. Para causar doença, é preciso que os micróbios multipliquem-se nos alimentos até atingir números elevados.
Os mesófilos são microrganismo que utilizam a temperatura entre 20 a 40ºC para se multiplicarem.
Microrganismos psicrófilos são aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. Microrganismos psicrotróficos são aqueles que têm capacidade de se desenvolver entre 0°C e 7°C.
Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos.
1 – Termófilos Termófilos são microrganismos que conseguem sobreviver e se multiplicar em altas temperaturas, geralmente em uma faixa entre 40 a 70 ˚C. Grande parte dos membros desse grupo vivem em águas quentes associadas a atividades vulcânicas ou fontes hidrotermais.
As bactérias metanogênicas desempenham duas funções primordiais: elas produzem gás insolúvel ( metano ) possibilitando a remoção do carbono orgânico do ambiente anaeróbio, além de utilizarem o hidrogênio, favorecendo o ambiente para que as bactérias acidogênicas fermentem compostos orgânicos com a produção de ácido ...
Arqueobactérias halófilas extremas Os microrganismos que têm essa característica são capazes de sobreviver em águas com alta concentração de sal. Um exemplo do habitat natural dessa espécie é o Mar Morto, mas podem ser encontrados também nos locais de extração do sal de cozinha.
São bactérias primitivas que podem viver na ausência de oxigênio e produzir o gás metano (metanogênicas); podem viver em sistemas de alta salinidade (halófilas); ou, em ambientes de calor extremo (termófilas).
As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. As arqueas, antigamente chamadas de arqueobactérias, são organismos procariontes pertencentes ao domínio Archaea.
O reino archaea representa um pequeno número de espécies procarióticas e unicelulares. As arqueas vivem em habitats peculiares. O Reino - ou Domínio – Archaea (do grego – velho, antigo, em português - arquea) contempla um pequeno número de espécies procarióticas e unicelulares, geralmente microscópicas.
Apesar de as arqueas e as bactérias serem seres procariontes elas possuem diferenças e uma principal é que nas bactérias, a parede bacteriana possui em sua estrutura os peptidioglicanos, já nas arqueas a parede celular possui polissacarídeos e proteínas.
Resposta: A) Chama-se eletroafinidade ou afinidade eletrônica a energia liberada quando um elétron é ADICIONADO a um átomo neutro no estado gasoso. ... Ou seja, a diferença é que afinidade eletrônica é energia para adicionar elétrons enquanto a ionização é para retirar elétrons de um átomo neutro no estado gasoso.
A principal diferença entre eles se refere ao cumprimento.
Imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente. ...
Refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.
Simetria reflexiva ocorre quando apenas os lados opostos são iguais. A assimetria é a ausência da simetria ou o seu inverso.
Resposta. Simetria é algo que pode ser dividido em partes devem ser perfeitamente Iguais quando colocadas em sobrepostas. ... assimetria geralmente os modelos assimétricos acontece na natureza, artistas , matemáticos ou até mesmo designs usam como base para criar em seus trabalhos, o nome de simetria significa reflexão.
A assimetria facial se trata de um desequilíbrio entre os dois lados do rosto, ou seja, diferenças entre o lado direito e o lado esquerdo da face, que podem ser tanto musculares quanto esqueléticas e funcionais.