No ambiente escolar, as relações interpessoais – sempre próximas e afetivas – se constroem na perspectiva de um novo papel social para os alunos, o de estudantes, que aprendem a conviver numa coletividade, a colocar e respeitar limites, a viver e resolver conflitos inusitados, a manifestar opiniões e desejos, a ouvir e ...
A relação interpessoal é a forma como as pessoas lidam com o seu meio social — seja no ambiente familiar, na escola ou no trabalho. ... Nesse sentido, o bom relacionamento interpessoal na escola é tão importante quanto as atividades em si.
De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho implica numa relação social de profissionalismo e cooperação entre pessoas, ou seja, um conjunto de normas e atitudes comportamentais que orientem as interações profissionais entre os membros de uma organização ou equipe.
O Relacionamento Interpessoal Virtual é bastante relevante no atual contexto, em que cada pessoa convive com outras por meio de redes sociais e outras mídias online. Vale salientar que nesse ambiente, é muito comum opinar sobre política, arte, religião e vários outros assuntos que constituem o tecido social.
Esses três tipos de relacionamentos interpessoais estão divididos em duas vertentes: Relações Unilaterais e Bilaterais. Passando para os tipos de relações interpessoais, temos as relações unilaterais como uma relação onde apenas uma parte sai “ganhando”, na qual há sempre um grande número de discussões e desconfortos.
Ao conjunto de interações que mantêm os indivíduos no seio de uma sociedade dá-se-lhe o nome de relações humanas. Estas têm por base os vínculos, muitas das vezes hierárquicos, que existem entre as pessoas e que têm lugar através da comunicação (podendo ser visual, linguística, etc.).
As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.
Índice