No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.
O tempo médio do tratamento ortodôntico ou de correção com aparelho dentário situa-se entre os 12 e os 36 meses (um a três anos), sendo necessária a sua ativação todos os meses nos casos dos aparelhos fixos, e normalmente de 2 em 2 meses nos casos dos aparelhos removíveis.
Tudo isso influencia em quanto tempo demora para alinhar os dentes, já que é necessário planejar um tratamento específico para cada pessoa. Sendo assim, não existe uma regra específica quanto ao procedimento nem a duração dele, embora esse tempo costume variar entre 6 e 24 meses.
Os aparelhos aplicam pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.
"No tratamento ortodôntico, 'forçamos' o organismo a fazer uma neoformação óssea (tomar uma nova forma e posição)". Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos.
Por isso, aqueles que optam em não utilizar a contenção já podem esperar a movimentação de seus dentes, perdendo o resultado conquistado no tratamento ortodôntico. “Logo após a remoção dos aparelhos, a tendência é que os dentes voltem para as posições que estavam antes”, finaliza.
O dia da retirada do aparelho fixo Após retirar os bráquetes e os fios do aparelho fixo, é necessário fazer um molde no consultório para que o dentista, a partir do modelo de gesso que é a réplica dos dentes, prepare e confeccione o aparelho de contenção.
Você não precisa fazer o clareamento após a remoção do aparelho. A cola deve ser totalmente removida, não podem sobrar resquícios. Mas se você achar que seus dentes estão escurecidos, amarelados, você poderá realizar um clareamento para melhorar a cor.
Quando o aparelho é retirado, a sensação é de ter perdido os dentes. O aparelho é um corpo estranho dentro da boca, ao qual você demora para se acostumar. Na hora de tirar todo esse aparato dos dentes, é normal que haja um estranhamento, afinal, a superfície dos dentes fica lisa.
Pode haver problemas na mordida Dessa maneira, se o paciente remove o aparelho por conta própria ou antes do tempo, além de não ter o problema totalmente corrigido, corre o risco de que os dentes estejam mal posicionados, podendo levar a traumas oclusais, desgastes do esmalte e retrações gengivais.
A moldagem odontológica é um procedimento que tem por objetivo fazer um modelo da arcada dentária do paciente. Esse molde será usado para o planejamento de diversos tratamentos, como implantes, cuidados ortodônticos e para a confecção de próteses, aparelhos dentários ortodônticos, entre outros.
Saiba o tempo que pode demorar. Não existe um tempo determinado para o processo de remoção. Mas há uma coisa da qual pode ter certeza: tirar o aparelho será bem mais rápido do que colocá-lo. Espere ficar no consultório por uma hora para que todo o aparelho seja removido e o procedimento de finalização seja feito.
Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.
Caso os ganchos de apoio se quebrem por algum motivo (esses ganchos podem estar nos braquetes ou no arco ortodôntico) interrompa o uso e entre em contato com o seu ortodontista. Aproveite as horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!!!
Etapas-chave do tratamento ortodôntico
Portanto, os passos para montagem se dividem em limpeza, aplicação e retirada do ácido fosfórico, aplicação do material adesivo e sua polimerização, colagem de bráquetes, remoção de excessos da resina e a instalação do fio, ligas e elásticos.
O aparelho dentário no tratamento ortodôntico age nos dentes através dos ligamentos periodontais e do osso alveolar, circundante ao dente. Esse tecido, encontrado unicamente nesta região, insere o dente ao osso alveolar. Em certo sentido, ele serve como um meio de comunicação entre os dentes e o osso alveolar.
Quais os tipos de aparelho ortodôntico?
O primeiro modelo é o Autoligado, aparelho ortodôntico no qual o próprio braquete prende o fio ortodôntico, mantendo uma força de correção baixa, lenta e constante, tornando o tratamento mais confortável e rápido.
A melhor opção de aparelho ortodôntico para adultos é aquela que melhor atende suas necessidades. Se sua busca é apenas por rapidez, aposte no Autoligado, se você busca discrição, conheça melhor as opções transparentes.
Segundo o profissional, um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores.