Meu caro Marcelo: a pronúncia é /pazárgada/, ao contrário do que muita gente pensa. Na minha experiência, o fato de ser, no poema, descrita como uma cidade fantástica, com uma sociedade e uma paisagem paradisíacas, favorece a errônea associação com pássaro, o que levaria à pronúncia equivocada /passárgada/.
Foi no centro histórico da singela cidade colonial, na Rua Dona Dona Geralda, que foi aberto o primeiro restaurante iraniano do Brasil e, quiçá, da América do Sul. Foi batizado Amigo do Rei, em homenagem ao poeta Manuel Bandeira, que Nasrin descobrira anos atrás ao guiar turistas brasileiros pelas ruínas de Passárgada.
O eu lírico idealista No poema de Manuel Bandeira, “Vou-me embora pra Pasárgada”, o personagem já sem esperanças para o futuro demonstra o desejo de ir embora para um lugar idealizado, abandonando tudo o que não realizou.
Tipos de Estrofe Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos. Quintilha: estrofe de 5 versos.
Classificação das Estrofes
As principais características dos poemas
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
Além da subjetividade, as características do gênero lírico são: estética apurada, linguagem elaborada atenção à forma. ... Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes.
O uso da objetividade, o uso de temas históricos, a busca da perfeição, a valorização da metrificação e a presença da impessoalidade também fazem parte das principais características do Parnasianismo.
TÓPICO: Elementos constituintes do poema: verso, estrofe, figura de linguagem e rima. Verso é considerado cada linha de um poema. Pode ser apresentado como uma palavra ou segmento de palavras com um tipo de rítmica. Rima é a sucessão de sons fortes ou fracos repetidos com intervalos regulares ou variados.
Quais as principais características dos dois textos quanto à forma, linguagem e função? A)Texto 1 e texto 2 são prosa ; a linguagem do texto 1 é denotativa , do texto 2 é conotativa , a função dos dois é emocionar .
Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
1) O segundo texto, pois a estrutura do texto é compatível com a estrutura de um poema, e ao ler os versos também pode se perceber. 2) A crônica é um gênero textual discursivo que narra situações cotidianas da vida, já a poesia um texto poético, em verso, que faz parte do gênero literário chamado "lírico".
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais.
Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.
10 técnicas para criar um personagem cativante
Descrição pormenorizada dos traços distintivos de personagens que integram a acção de uma peça literária de carácter narrativo ou dramático. ... A caracterização age sobretudo para determinar o perfil físico ou psicológico das personagens enquanto partes vivas de uma história.
Os personagens são feios, tristes, amigáveis. O espaço é interessante, vivo, chato.
Estrutura narrativa do conto A moça tecelã O narrador é onisciente, é aquele que conta a história e seu foco narrativo se apresenta na terceira pessoa (MOISÉS, 2006), “Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear” (COLASANTI, 2015, p.