Nos casos de suspeita de câncer, o médico faz uma broncoscopia com biópsia, na qual é retirado um pequeno pedaço do revestimento do pulmão para ser analisado em laboratório e confirmar a presença de células cancerígenas e, por isso, o resultado pode demorar alguns dias.
A endoscopia respiratória, muito conhecida pelo nome “broncoscopia” é um exame que permite a visualização das vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia e brônquios) com auxílio de um instrumento chamado broncoscópio, auxiliando no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia e diversas ...
A biópsia possibilita a obtenção de pequenos fragmentos dos bronquios e do pulmão, com o auxílio de uma pinça de biópsia. O Lavado bronco-alveolar (LBA) consiste na instilação seguida de aspiração de soro fisiológico no pulmão doente para recuperação do agente causador da afecção.
A Fibrobroncospia e Traqueoscopia é um exame que permite visualizar a traqueia e os brônquios, através da introdução, por via nasal, de um tubo flexível (broncoscópio). Durante o exame será realizado medicação endovenosa (sedação) permitindo que o cliente relaxe e adormeça.
O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.
A biópsia gástrica costuma ser realizada na incisura angularis, na parede posterior do antro e na grande curvatura do corpo, para teste de urease, sendo feitas duas biópsias no antro, uma próxima ao piloro, para estudo histopatológico, com pesquisa de HP em tecido.
Quando solicitar o Lavado Broncoalveolar
Exames de imagem
6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema pulmonar
Esse quadro de velamento completo de um hemitórax é denominado hemitórax opaco (HO) em radiologia e é uma condição frequentemente encontrada na emergência, na qual o médico assistente precisa tomar uma decisão imediata para a escolha da conduta mais adequada.
hemitórax. Cada uma das metades (direita ou esquerda) do tórax.
Hemitórax é o termo usado para indicar uma das metades (hemisférios) do tórax, esquerdo ou direito. Referidos como Hemitórax D ou Hemitórax E.
Mediastino centrado. Aumento do volume cardíaco. Aorta torácica alongada, ectasiada e ateromatosa. Conclusão: Espondilose torácica, Aorta alongada, enfisema pulmonar, sinais de insuficiência cardíaca, aterosclerose insipiente.
O mediastino é um espaço existente entre os dois pulmões, no centro do tórax, composto por várias estruturas anatômicas como a traquéia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. É dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino médio e mediastino posterior.
Seio costofrênico é o cantinho do pulmão, que fica entre o diafragma e a costela. Dizemos que eles estão apagados quando não são vistos. Isso pode acontecer em algumas pessoas saudáveis ou pode indicar um derrame pleural. Se houver suspeita de pneumonia, sugiro que se consulte novamente com o médico que pediu o exame.
Região localizada entre os dois pulmões no meio da caixa torácica. É limitado atrás pela coluna vertebral dorsal, à frente pelo esterno, em cima pela base do pescoço e em baixo pela face superior do diafragma.