A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
Resposta. Em meados de 1400 a 1600 a marinha portuguesa era considerada a melhor do mundo, tendo os aparelhos mais avançado para a época, o que ajudou a expansão marítima, que acabou levando a descobrir o novo mundo( América do Sul , Norte e Central ) , que acabou sendo colonizada polos europeus.
Uma das principais motivações era chegar até as Índias, pois corria pela Europa a notícia de que naquela região havia abundância de ouro, marfim, pimenta e escravos, produtos que eram imensamente valorizados pelos europeus. Ter acesso a esses produtos significava a possibilidade de enriquecimento.
abril de 2000
Este artigo analisa os eventos promovidos pelo Estado brasileiro para celebrar aquilo que, entre os anos de 1998 e 2000, foi por ele denominado de "500 anos de descobrimento do Brasil".
O Descobrimento do Brasil aconteceu em 1500 em meio ao processo das Grandes Navegações e Expansão Marítima portuguesas.
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Pedro Álvares Cabral foi o responsável por liderar a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500. O português Pedro Álvares Cabral foi escolhido para liderar uma expedição que teria como destino final a cidade de Calicute, na Índia.
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) — Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.
A tela, que foi finalizada no ano de 1900, retrata o primeiro desembarque dos navios de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras, no que viria a ser hoje o território de Porto Seguro, no estado da Bahia.
A visita dos europeus às terras brasileiras já era conhecida e sabe-se que o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón desembarcou no cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, no dia 26 de janeiro de 1500 — esta considerada a mais antiga viagem comprovada ao território brasileiro.
Seis anos depois, em 1500, Portugal declara a sua chegada às terras brasileiras com a expedição comandada por Pedro Álvares Cabral - o fato teria, inclusive, acontecido por acaso.
Cristóvão de Colombo (Génova, entre 22 de agosto e 31 de outubro de 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da ...
Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.
Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade. ... O também espanhol Diego de Lepe seria outro navegador a viajar em mares brasileiros, em 1500.
Caravelas em si foram somente três: Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada. Ao contrário do que se pensa, Santa Maria, Niña e Pinta foram as caravelas lideradas por Cristóvão Colombo.
Manoel financiou a viagem de Pedro Álvares Cabral, que acabou entrando para a História do Brasil como o descobridor.