Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.
VT – Pendoamento O potencial de grãos por fileira na espiga é definido e, consequentemente, o potencial do número final de grãos (a partir do número de óvulos). O potencial do tamanho das espigas começa a ser definido. O último ramo do pendão é visível no topo da planta.
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril. A segunda safra é chamada de safrinha por não ser plantada em um período ideal para a cultura, pois pode ocorrer déficit hídrico.
O milho verde pode ser considerado uma hortaliça, em virtude do tempo de sua permanência no campo até o momento da colheita, que é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno. Por isso, o local de produção deve estar situado o mais próximo possível dos centros consumidores.
O objetivo da segunda safra é potencializar a produção de milho cultivada “extemporaneamente”, ou seja, o período que compreende os meses de janeiro a abril em muitas regiões. Por isso, quase sempre é realizada com soja precoce, no Centro-Sul brasileiro (CRUZ; PEREIRA FILHO; DUARTE, 2012).
Para resumir: a safra é a primeira safra; safrinha, a segunda. A entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.
A safra da cultura anual de ciclo curto plantada no período de entressafra é denominada SAFRINHA. Trata-se de uma alternativa viável para que o agricultor tenha recursos financeiros para tocar os negócios. Existem agricultores que antecipam o plantio da cultura principal para adiantarem a colheita.
A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.
Significado de Entressafra substantivo feminino [Agricultura] Intervalo entre uma safra e outra, entre um período de colheita e o próximo. [Agricultura] Período em que determinado produto agropecuário deixa de ser produzido, o que provoca aumento do seu preço no mercado. Etimologia (origem da palavra entressafra).
Tradicionalmente, as indústrias sucroalcooleiras priorizam a manutenção durante o período de entressafra, que dura cerca de quatro meses (entre o final de dezembro e abril).
A safra se refere quando o plantio é realizado de acordo com a chegada da chuva, como no caso do milho. Neste período, as condições de clima, temperatura, luminosidade e umidade são as adequadas para o desenvolvimento das culturas.
Com a soja, a colheita começa em setembro e continua de outubro a meados de novembro. A soja tende a seguir um padrão onde os preços começam a cair no período de julho a agosto, seguindo com o "intervalo de fevereiro”, antes de atingir suas altas sazonais no verão.
120 dias
De modo geral, o período preferencial para a semeadura da soja vai de meados de outubro e 10 de dezembro. Entretanto, na maioria dos anos, em semeaduras de outubro até meados de novembro é que se obtém as maiores produtividades e altura de planta adequada.
O feijoeiro comum é semeado em três épocas. A primeira época vai de outubro a dezembro e a 2a, de fevereiro a março. As produções provenientes dessas épocas estavam estagnadas. Na 1a safra o feijão é semeado em época de muita chuva e temperaturas elevadas, especialmente as noturnas.
Confira o calendário para os principais cultivos do país:
A produção de feijão no Brasil é realizada em três safras ao longo do ano agrícola: 1ª safra ou safra das águas; 2ª safra ou safra da seca; 3ª safra ou safra de inverno.
Assim, o Brasil já conta duas safras de milho há bastante tempo, sendo a primeira safra (verão) plantada de setembro a dezembro, e a segunda (inverno), de janeiro a abril.
No entanto, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é de setembro a novembro. Já na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril.
O plantio do milho primeira safra começa, na maioria dos estados, em setembro e segue até dezembro. A colheita vai de fevereiro a junho. As datas de plantio e colheita variam bastante na região nordeste, na qual cada estado começa a plantar e a colher em meses diferentes.
O ano agrícola corresponde, geralmente, ao período de 12 meses, que engloba o início do cultivo até a colheita. É decorrente da concentração da receita, na referida atividade, durante ou logo após a colheita, diferindo das demais empresas que apresentam receitas e despesas constantes durante os meses do ano.
120 dias
Ele consiste em nada mais do que uma fonte de informação que fornece ao produtor os meses nos quais se realizam a semeadura e a colheita de diversas culturas agrícolas ao longo do ano, de acordo com a região do país. Por exemplo: qual a melhor época para plantar o milho?
Plantio: setembro e janeiro. Colheita: abril.
Sul