H3PO2 – ácido hipofosforoso: monoácido (1 Hidrogênio ionizável)
O H3PO3 é um diácido. Apesar da aparente semelhança com o ácido fosfórico, H3PO4, o H3PO3 possui apenas dois átomos de H ionizáveis. Em ambos os casos, apenas os H ligados aos átomos de O podem ser ionizados. No H3PO3, 2 átomos de H estão ligados a átomos de O, e 1 átomo de H está ligado ao átomo de P.
O hidrogênio ionizável é aquele capaz de formar um cátion hidrônio. Para saber se um hidrogênio é ionizável, levamos em consideração a classificação do ácido em hidrácido (não possui oxigênio na sua composição) ou oxiácido (possui oxigênio na sua composição). Todo hidrogênio de um hidrácido é considerado ionizável.
O nome dos oxiácidos mais comuns é formado pela palavra ácido seguida de outra palavra formada pelo ãnion, com terminações ICO. Quando possuem um oxigênio a menos, recebem a terminação OSO. Os oxiácidos são ácidos que possuem átomos de oxigênio.
A terminação é o Sufixo ídrico. Os ácidos são substâncias que em solução aquosa, se ionizam, produzindo um cátion hidrônio (H3O+), representado por H+ e um ânion qualquer (X-). Nos hidrácidos, o ânion é não oxigenado, assim são compostos que não apresentam o átomo de oxigênio em sua composição.
Sulfuric acid
Acetic acid
03) A equação correta da ionização do ácido sulfúrico é: a) H2SO4 + H2O → HSO4 2- + H+.
A reação de ionização de um ácido é representada, de forma geral, por: