Viscosidade é uma característica dos líquidos que está relacionada com a sua habilidade de fluir. Quanto maior a viscosidade de um líquido (ou de uma solução) mais difícil o líquido flui e diz ser ele “viscoso”. ... Quanto maiores estas forças, mais as moléculas permanecem unidas, não as permitindo fluir com facilidade.
Com o aumento da temperatura, a energia cinética média das moléculas se torna maior e consequentemente o intervalo de tempo médio no qual as moléculas passam próximas umas das outras torna-se menor. Assim, as forças intermoleculares se tornam menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
Nos líquidos elas são causadas pelas forças de coesão das moléculas do fluido e nos gases é causadas pelas colisões entre as moléculas, portanto as viscosidade dinâmica é maior nos líquidos.
Com o aumento da temperatura, essa força de atração diminui, diminuindo também a viscosidade dinâmica. A redução da viscosidade dinâmica nos líquidos devido ao aumento da temperatura é atribuída ao aumento das distâncias intermoleculares provocadas durante o aquecimento.
A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das forças de coesão entre moléculas relativamente juntas. Desta maneira, enquanto que nos gases a viscosidade cresce com o aumento da temperatura, nos líquidos ocorre o oposto.
(a) A viscosidade dinâmica dos líquidos diminui com a temperatura, pois diminui-se as forças intermoleculares atuantes no fluido. (b) A viscosidade dinâmica dos gases aumenta com a temperatura, pois aumenta-se a agitação das moléculas, aumentando as colisões entre elas.
A viscosidade do óleo Trata-se de uma das características mais importantes na hora de escolher o óleo ideal para o motor do seu carro. A viscosidade determina a fluidez do composto em determinada temperatura. Quanto mais viscoso o óleo, mais grosso ele será. Dessa forma, os óleos mais líquidos são os menos viscosos.
A importância da viscosidade, seja nas Tintas, no Plastisol ou qualquer outro fluído, está diretamente ligada ao processo de aplicação destes produtos. Isto é, o processo de aplicação é quem determina a viscosidade do produto a ser utilizado. Por exemplo, no caso das Tintas Serigráficas aplicadas por quadros.
O viscosímetro, também de chamado de viscómetro ou viscômetro, é um equipamento utilizado para medir a viscosidade dos fluidos. Para líquidos com viscosidades que variam com as condições de fluxo, um instrumento chamado reômetro é utilizado. Viscosímetros medem somente sob uma condição de fluxo.
É a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjascente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir).
Para medir a viscosidade, o copo é completamente imerso na amostra, retirado, e o tempo para o escoamento através do orifício no fundo do copo é medido. Embora este tipo de copo possa ser usado para medir a viscosidade diretamente em tanques ou recipientes, a medição ainda é aproximada.
A maneira mais simples e rápida para medir a viscosidade de um fluido é através do viscosímetro. Com ele, é possível verificar a condição específica de um óleo lubrificante e descobrir se o fluido é o ideal para a máquina que você deseja utilizar.
Tem um grau de viscosidade quente de 40oF, o que significa que é tão viscoso quanto 10w40 em altas temperaturas, mas menos viscoso do que óleos como 15w50.
Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. ... O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Essa é a classificação de viscosidade do óleo. ... Em 10W40, 10 é a viscosidade do óleo frio e 40 é a viscosidade do óleo quente (100 °C). Nesse caso, 5W40 é um óleo mais grosso do que o 10W40, mais pesado. Use sempre o óleo indicado no manual do fabricante!
2 - Classificação SAE de viscosidade É aí que o bicho pega! Muitos já devem ter visto que todo óleo lubrificante possui os números, junto à letra, formando uma sigla, como “10w40, 15w30, 5w40”. ... Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso.
A diferença nas características dos óleos 5W30 e 5W40 é determinada pelo índice de viscosidade em altas temperaturas. O grau 5W30 em temperaturas elevadas tem maior fluidez e menor viscosidade em comparação ao óleo 5w40. ... Ao digitar temperatura de trabalho motor, o óleo 5W30 será mais fino e o óleo 5W-40 mais viscoso.
O 30 no primeiro tipo de óleo representa uma viscosidade que é mais baixa quando o motor está a funcionar a temperaturas elevadas do que o 40 no segundo óleo que tem uma viscosidade mais elevada. Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30.
Para te auxiliar nessa decisão, confira as oito melhores marcas segundo pesquisa com consumidores!
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
A diferença é principalmente o estado do óleo frio, ou seja, a viscosidade. ... 5w40 significa índice de viscosidade no inverno 5 e índice de viscosidade a quente 40. O 5w40 é um óleo sintético em comparação com o 10w40, que é semi-síntese.
Óleo Mineral - 15W40; deve ser trocado entre os 5.
O óleo é viscoso e essa viscosidade se altera de acordo com a temperatura de trabalho do motor. Quando frio, ele é mais grosso, e vai ficando mais fino na medida que o motor se aquece. Para saber a viscosidade ideal do seu carro, é preciso consultar o manual ou, na falta dele, a internet.
Nesse caso, vale a pena aumentar a viscosidade, por exemplo, de 10W40 para 20W50 ou 20W60. Entretanto, muitos motores ultrapassam os 50 ou 60 mil quilômetros, podem chegar a 100 mil ou mais quilômetros sem a necessidade de óleo mais viscoso, desde que eles não estejam queimando óleo em excesso.