RDC – Resolução da Diretoria Colegiada. Geralmente é uma descrição de regulamento técnico que objetiva a alguma determinação para o empresário. As resoluções mais conhecidas são: RDC 185 - regulamenta registro de produtos.
Água Purificada: A água utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopéicas para água purificada, ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente.
Art. 349. A esterilização pode ser feita mediante a aplicação de calor seco ou úmido, por irradiação com radiação ionizante, por outros agentes esterilizantes gasosos ou por filtração esterilizante com subseqüente enchimento asséptico dos recipientes finais estéreis.
1_O que estabelece a RDC n°44/2009? Estabelece os critérios e condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
R. Poderão ficar ao alcance dos usuários: Produtos e correlatos previstos na instrução normativa n° 9/2009, e alguns medicamentos ISENTOS DE PRESCRIÇÃO, desde que sejam fitoterápicos, de uso dermatológicos ou sujeitos a notificação simplificada.
O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%. Se há variações além dessas é necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc.
Hipolabor ajuda: Quais os serviços farmacêuticos que podem ser prestados nas farmácias?
É permitida, às farmácias e drogarias, a comercialização de medicamentos, plantas medicinais, drogas vegetais, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro.
Como categorizar produtos de perfumaria mais vendidos em farmácia
O que não é permitido vender em drogaria?
Equipamentos e materiais de saúde ou "produtos correlatos" são aparelhos, materiais ou acessórios cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, ...
Em resumo, os produtos correlatos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são equipamentos, objetos e demais materiais usados ou aplicados pelo paciente no intuito de proteger a saúde, de forma individual ou coletiva.
Os produtos para saúde ou correlato são classificados em quatro classes de risco, conforme o risco associado na utilização dos mesmos: Classe I – baixo risco; • Classe II – médio risco; • Classe III – alto risco; e • Classe IV – máximo risco.
adjetivo Relacionado; em que há ligação ou relação entre uma coisa e outra: danos correlatos ao acidente. [Linguística] Diz-se da palavra cujo sentido tem relação com o significado de outra. substantivo masculino Aquilo que apresenta uma relação entre uma coisa e outra; o que expressa correlação ou correspondência.
1. Relatar com outra pessoa. 2. Pôr em mútua relação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as farmácias possam, a partir de agora, vender os chamados itens de conveniência, como alimentos e bebidas sem álcool (água, sucos e refrigerantes). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
A referida Lei autoriza expressamente o comércio de artigos de conveniência em farmácias e drogarias, trazendo inúmeros exemplos: pilhas, colas, isqueiros, cartões telefônicos, perfumes, repelentes, artigos para bebês, chocolates, sorvetes, doces, salgados, biscoitos, picolés, bebidas não alcóolicas etc.
Drogaria: estabelecimento no qual se comercializam medicamentos, produtos de higiene e limpeza, produtos correlatos, como absorventes, fraldas, chupetas, escovas dentais, etc. ... Não podem vender ou intermediar a venda de medicamentos manipulados.
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento. Para começar, pode-se contar com: dois balconistas, um farmacêutico e o dono, que deve se responsabilizar pela parte administrativa.
Medicamentos: 5 remédios que não podem faltar no kit de primeiros socorros
Como abrir uma farmácia ou drogaria: