Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento.
Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança.
De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. ... Isso se dá por meio da energia que flui no sistema nervoso, através dos sistemas de neurônios. Dessa forma, segundo Freud, é possível distinguir um nível primário e um nível secundário, neste processamento.
O pensamento não apenas se reflete na linguagem, mas também a determina. O pensamento precisa da linguagem. A linguagem transmite os conceitos, juízos e raciocínios do pensamento. O pensamento se conserva e se fixa através da linguagem.
Pode-se pensar no passado; ele já se tornou parte da memória, a mente pode manipulá-lo. ... Pode pensar no futuro; ele ainda não existe, a mente pode sonhar com ele.
A mente é fruto do cérebro contrapondo o dualismo cartesiano no qual a alma (razão pura) é independente do corpo e das emoções, e não ocupa lugar no espaço. ... Damásio defende uma fusão do estudo neurobiológico com a investi- gação psicológica numa abordagem integrativa das emoções e da razão.
Pensar cientificamente seria visto como um padrão de comportamento intelectual que se ajusta às normas e rituais do fazer ciência em um contexto cultural, no caso, a unidade acadêmica de formação e produção científicas. Aproxima-se, portanto, do sentido de prática intelectual de um grupo.