Na verdade, a velocidade mínima da rede móvel para que ela possa ser considerada uma 4G deve ser de, no mínimo, 100 Megabits por segundo, e até 1 Gigabit por segundo.
Com a tecnologia 4G podem ser alcançados 100 Mbps de velocidade. Já com o 3G, a velocidade máxima é até 10 Mbps.
O 4G+ é basicamente a tecnologia 4G que já conhecemos porém com um detalhe extra: o celular se conecta simultaneamente a mais de uma frequência ou faixa de espectro. A tecnologia por trás do 4G+ é chamada de LTE Advanced. ... Se seu celular está navegando em 4G+, significa que está utilizando mais de uma frequência.
A primeira capital brasileira a utilizar comercialmente a tecnologia 4G foi a cidade de Recife, no final do ano de 2012 e logo a seguir, em fevereiro de 2013, Curitiba foi a primeira cidade do sul do Brasil a receber esta tecnologia de internet móvel.
2009
Em 2001 entrou no mercado a tecnologia da internet móvel. A rede é acessada através de telefones celulares equipados com um software simples, chamado microbrowser, capaz de interpretar mais textos que imagens. Os microbrowsers foram criados, exclusivamente, para acessar WAP.
Samsung Electronics
Em termos de velocidade média usando uma conexão 5G ativa, os usuários sul-coreanos também lideram, atingindo até 354,4 Mbps para downloads – ainda, segundo a Open Signal. Outros cinco países também superam os 200 Mbps no 5G: Austrália, Kuwait, Taiwan, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Não apenas de campos eletromagnéticos de radiofrequência, mas também de outras radiações eletromagnéticas, como luz visível, infravermelha e ultravioleta, que, acima de certos níveis, também podem ser muito perigosas.
Shenzhen
Em outubro de 2019, a China lançou a maior rede de telefonia móvel 5G do mundo. A China Mobile, maior operadora do país, lançou sua rede em 50 cidades, que incluem Pequim, Xangai e Shenzhen, com pacotes a preços baixos de 128 yuans (R$ 98) por mês.
O 5G é a quinta geração da tecnologia que permite o acesso à internet por meio de dispositivos móveis, principalmente celulares. A diferença entre uma tecnologia de rede móvel e uma rede Wi-Fi?
Espera-se que a primeira geração de dispositivos de dados de 5G seja lançada a partir do segundo semestre de 2018. Já os primeiros smartphones comerciais com 5G estarão disponíveis no início do próximo ano, enquanto o suporte para bandas de muito alto espectro é esperado até o final do segundo semestre de 2019.
No edital do leilão, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.