A Telefônica possui ainda um pacote de Internet discada ilimitada a R$ 29,90 por mês, mas é necessário ter um provedor de acesso. Já o plano PC Conectado é um pacote mensal de 600 minutos para acesso à Internet discada no horário normal, válido para o Plano Básico por R$ 7,50.
A conexão discada usa obrigatoriamente a linha telefônica para transmitir os dados, enquanto a banda larga usa diferentes sistemas, além do telefônico, que permitem transmissões muito mais velozes. ... Por isso, é possível conectar-se e falar ao telefone simultaneamente.
O projeto que originou a rede surgiu na década de 60, durante a Guerra Fria, marcado pela disputa militar entre Estados Unidos e a extinta União Soviética. No entanto, a internet só deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada no Brasil em maio de 1995.
No Internet Group, braço de Internet da Brasil Telecom que reúne os provedores IG, IBest e BrTurbo, o número de usuários ativos de Internet discada caiu de 3,5 milhões no início do ano para 3,1 milhões em setembro de 2006.
Na segunda metade da década de 2000, a conexão discada perdeu espaço para a banda larga no Brasil. Em 2007, 50% dos usuários de internet no país usavam banda larga enquanto 44% usavam conexão discada.
Naquela época, não havia a internet como conhecemos hoje. O que havia era um servidor que alguns usuários podiam entrar para ter acesso a alguns dados e serviços. ... Não se podia utilizar o telefone e a internet simultaneamente. Como a cobrança era por pulsos, então as conexões ficavam caras.
O acesso à internet discada se dá através de um número de telefone com uma linha telefônica. O computador do usuário ou roteador utiliza um modem para decodificar a informação em sinais de áudio.
Essa é a parte mais fácil: os primeiros barulhos simulam uma chamada telefônica do modem se conectando à rede telefônica. ... Os barulhos seguintes indicavam configurações do modem e, por fim, o som acabava com a conexão aceita e com a taxa de transferência.
Modem para notebook Também conhecido como modem 3G e 4G, modem portátil, mini modem ou modem móvel, esse aparelho possui o formato de um pen drive e é conectado ao notebook por meio da entrada USB. ... Isso porque dentro desse aparelho deve ser inserido um chip que transmite o sinal via redes 3G e 4G.
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut. ... A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada.
Internet via rádio consiste em distribuir o sinal da Internet captado por um link dedicado utilizando antenas e distribuindo-o através de POPs (Point of Presence) espalhados pela cidade, formando uma grande rede de usuários.
A banda larga transmitida via rádio possui uma conexão feita por meio de torres que enviam o sinal para as antenas instaladas nas casas próximas. Ao receber o sinal pela antena, um cabo é conectado até o modem, que oferece conexão com a internet. Outro tipo de conexão que segue uma lógica parecida é internet móvel.
Velocidade Para clientes residenciais, as velocidades mais comuns ficam entre 1 MB e 10 MB. Por isso, se você pretende fazer streaming ou download de arquivos muito pesados, a Internet via rádio pode não ser a mais indicada.
A maior diferença entre internet fibra óptica e via rádio é a velocidade da primeira. Devido ao seu tipo de transmissão de dados, que acontece muito próximo à velocidade da luz, a fibra óptica garante recursos quase ilimitados quando falamos em potencial de largura de banda.
Como o próprio nome sugere, a internet fibra ótica funciona principalmente através do uso de cabos, que converte a transmissão de dados em correntes de luz. Por outro lado, a internet wireless converte essa transmissão de dados em ondas eletromagnéticas.
As três principais opções de internet disponíveis nas áreas rurais são:
A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. ... Diferentemente da internet por fio de cobre, a fibra ótica não usa eletricidade na transmissão de sinais, na medida em que os transforma em luz para os enviar por meio do cabo.
A internet via fibra óptica processa informações na velocidade da luz e conta com uma tecnologia que converte energia luminosa em energia elétrica ou sonora. As redes de fibra ótica permitem que os sistemas de transmissão sejam maiores, com maior largura de banda.
Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico bem flexível, uma de refração e outra de revestimento. Esses cabos são finos como um fio de cabelo humano. ... A luz que atravessa o cabo trazendo informações é refletida no interior da fibra óptica com mais rapidez e qualidade.
Os cabos devem passar por canais suficientemente estreitos para que eles não sejam pressionados. Entretanto, devem ficar fixados para evitar danos físicos que possam prejudicar o envio e o recebimento de informações. Já os suportes aéreos, caso utilizados, devem ser aplicados a cada 91cm para evitar falhas na conexão.
Para saber se em sua rua possui o cabeamento de fibra óptica é preciso consultar a cobertura das operadoras que atendem na sua cidade. Depois de consultar a cobertura, você poderá solicitar para a operadora escolhida a instalação em sua casa e se necessário, na sua rua.
Olá, Basta você observar o cabo que chega ao seu modem. A internet de fibra óptica é disponibilizada através de um cabo de fibra ótica, específico e de pequeno diâmetro se comparado aos cabos coaxiais ou mesmo os cabos telefônicos que são meios de acesso a Internet convencional ( não de fibra ótica ).
30 dias
A instalação da Banda Larga da Oi pelo técnico ocorre em até 7 dias úteis após a contratação do serviço.
Basta ir no meu “Internet Banda Larga”, digitar o CEP e a página mostrará automaticamente todos os planos disponíveis, indicando preço, velocidade da conexão e quem oferece o serviço.
O mapa de qualidade O SIMET possui um mapa de qualidade de internet que pode ser acessado por este link. Nele, você pode fazer a verificação da situação das conexões com base na sua rua ou bairro, por exemplo. Para isso, basta procurar por endereço na barra de buscas ou então fazer a seleção diretamente no mapa.