Para isso os vírus apresentam diversos mecanismos de escape contra a resposta imunológica. O reconhecimento de epítopos específicos é o ponto chave para desencadear uma resposta imunológica e uma das estratégias utilizadas pelo vírus para inibir esta resposta é ocultar estas estruturas do sistema imune.
Após a infecção, o hospedeiro pode produzir vários anticorpos (glicoproteínas complexas conhecidas como imunoglobulinas) que se ligam a alvos antigênicos microbianos específicos. Os anticorpos podem auxiliar a erradicar o microrganismo infectante atraindo os leucócitos do hospedeiro e ativando o sistema complemento.
Uma das formas de disseminação de uma bactéria é através da ação de enzimas que agem destruindo os coágulos sanguíneos e destruindo mucopolissacarídeos que mantêm as células unidas hidrolisando o tecido conectivo formado por colágeno.
Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.
É importante ressaltar que a terapia de regressão é uma técnica que permite ir ao inconsciente do paciente, sem fazer com que ele perca a consciência. Ou seja, é um estado de alteração do consciente que possibilita ao indivíduo analisar seu inconsciente, sem perder a lucidez.
Quando se fala em regressão, ou terapia de vidas passadas, a ideia é levar a atenção do paciente a um nível mais profundo de sua mente para acessar fatos do passado e conseguir, dessa forma, solucionar problemas, bloqueios e sofrimentos do presente.
A regressão é um processo de recuperação de conteúdos que estão guardados no inconsciente do indivíduo. Isto pode ser feito por meio da hipnose clássica ou simplesmente por uma indução simples que leve a pessoa a entrar num estado de consciência alterado, e assim se permita resgatar aqueles conteúdos.
Custa R$ 500 a sessão de 2h (o ideal são 5 – o pacote sai R$ 1.
A terapia de regressão de vidas passadas tem como objetivo único tirar os traumas que nos prejudicam de alguma forma. Estes traumas são gerados por acontecimentos não bem resolvidos em outras vidas cujas sensações e emoções ficam atrapalhando-nos, causando muito mal.
O conceito de reencarnação está impregnado de fé e misticismo. Mas a multiplicação de relatos impressionantes de lembranças e marcas de supostas vidas passadas atrai cada vez mais o interesse da ciência.