O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido. ... A ausência de moléculas nesses espaços causa uma diminuição da densidade do sólido em relação ao líquido.
Se, em uma determinada massa há um certo número de moléculas, e se o espaço entre essas moléculas aumenta, então a densidade diminui. Logo, o gelo fluta sobre a água líquida.
As forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos são denominadas forças intermoleculares. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular. forças intramoleculares (por exemplo, 16 kJ mol-1 versus 431 kJ mol-1 para o HCl).
Isto acontece porque a água tem a capacidade de formar pontes de hidrogênio entre o hidrogênio e o oxigênio da água. Logo, o gelo se forma em todo o lugar, porém, assim que a água está prestes a virar gelo, ela fica mais leve, e flutua a água densa, pesada, logo o gelo só se forma na superfície.
O motivo é o mesmo. A água do mar, por conter elevada quantidade de sal, é mais densa que a água que chamamos de doce. Quando misturamos duas substâncias, a de maior densidade sempre fica no fundo – você já deve ter reparado que o óleo sempre bóia na água e que um prego de ferro sempre afunda.
Resposta. Resposta: O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. ... ... Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.