Quanto custa o seguro? O preço varia de acordo com o tipo de edificação e a metragem do imóvel. No entanto, os seguros residenciais custam em média 0,4% do valor total da propriedade. Essa quantia é calculada com base no quanto será necessário para reconstruir o imóvel em caso de incêndio.
E quem deve pagar o seguro incêndio? A obrigação de realizar a contratação/pagamento do seguro incêndio é de responsabilidade do Locador, porém a lei do Inquilinato (leia abaixo) permite que este valor seja repassado ao Locatário. Caso isso ocorra, a decisão precisa estar formalizada no contrato de locação.
O valor de reconstrução para seguro é o resultado da multiplicação da área total construída pelo valor por m2 correspondente ao padrão de construção e acabamento da tabela.
Para calcular o valor que será pago no seguro do condomínio é utilizado como base o valor necessário para a sua reconstrução de acordo com o índice CUB (Custo Unitário Básico da construção) ou o preço por metro quadrado. Por isso, nesse momento, é essencial que o síndico busque ajuda profissional.
Entenda quem deve pagar o seguro incêndio e quais são seus benefícios. Quem paga é o proprietário do imóvel. Entretanto, caso você esteja em um imóvel alugado, essa responsabilidade passa para o inquilino, assim como outras taxas e impostos como o IPTU.
O valor do aluguel deve corresponder entre 0,5 a 1% do valor do imóvel. Por exemplo, se a casa ou apartamento que você deseja vale R$ 200 mil, o aluguel deve custar entre R$ 1.