3.
Este tipo de queimadura inclui todos os sintomas de uma queimadura do terceiro grau e também se estende além da pele para tendões e ossos. Queimaduras tem uma variedade de causas, incluindo: Escaldante de líquidos quentes e ebulição. Queimaduras químicas.
Para fazer o cálculo da Superfície Corporal Queimada (SCQ), utiliza-se a Regra dos Nove e apresenta-se o resultado da soma em percentagem (% de SCQ), conforme abaixo: Figura: Percentual para o Cálculo da Superfície Corporal Queimada.
As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida. Classicamente, as queimaduras são classificadas em 1º, 2º e 3º graus, de acordo com a camada de pele acometida.
São múltiplos os fatores envolvidos nas queimaduras que devem ser observados em sua avaliação. A profundidade, extensão e localização da queimadura, a idade da vítima, a existência de doenças prévias, a concomitância de condições agravantes e a inalação de fumaça têm de ser considerados na avaliação do queimado.
CID10 - T29 - Queimaduras e Corrosões de Múltiplas Regiões do Corpo.
Queimaduras de primeiro grau (leve) O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.