As proteínas são formadas por muitos aminoácidos, que estão unidos através de ligação, denominada peptídica. Assim, quando dois aminoácidos se combinam, temos um dipeptídeo e, quando há a união de três aminoácidos, um tripeptídeo. A união de muitos aminoácidos terá como produto um polipeptídeo.
Composição e estrutura Assim, todos os aminoácidos têm em comum um grupamento amina (NH2) e um grupamento carboxila ou ácido (COOH) ligados a um mesmo átomo de carbono, que, por sua vez, está ligado a um átomo de hidrogênio e a um radical (R) que varia de um aminoácido para outro.
Todos os aminoácidos têm uma cadeia lateral R característica, que influencia as suas propriedades físico-químicas e, consequentemente, as propriedades da proteína que constituem.
O monômero de formação de proteína é o aminoácido. Os aminoácidos inicialmente ligam-se por meio de ligações peptídicas (ou ligação amida) nas posições N-terminal e C-terminal, isso constitui, a estrutura primária. De seguida, há ligações pontes de hidrogênio, o que corresponde a estrutura secundária.
Biologia. Os peptídeos são formados por aminoácidos que estão unidos por ligações peptídicas. Um peptídeo pode ser formado por dois ou mais aminoácidos, sendo chamado de polipeptídeo quando muitos aminoácidos estão formando sua estrutura.
Um peptídeo pode ser formado pela união de dois aminoácidos e uma proteína só será formada por filamentos de polipeptídios, ou seja, as proteínas são polímeros e os peptídeos são os monômeros.
Poliamida (PA), segundo a Enciclopédia Livre Wikipedia, é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. A primeira poliamida foi sinetizada na DuPont, por um químico chamado Wallace Hume Carothers, em 1935.
Escolha as opções