A substância branca é composta de pacotes de processos de células nervosas mielinadas (ou axônios), os quais conectam diversas áreas de substância cinzenta (os locais dos corpos celulares nervosos) do cérebro umas às outras e mandam impulsos nervosos entre neurônios.
A cápsula interna é extremamente importante pois a maioria das fibras que entram ou saem do córtex passam por ela. É dividida em ramo anterior, joelho e ramo posterior. Separa o tálamo do núcleo caudado anteriormente e separa o tálamo do núcleo lentiforme, posteriormente.
O córtex cerebral é a camada mais superficial do cérebro, e compõe a maior parte da substância cinzenta do cérebro. Existe também um córtex cerebeloso, que forma a camada superficial do cerebelo (ou pequeno cérebro). O córtex cerebral tem 2-5 mm de espessura, e é responsável por cerca de 80% da massa total do cérebro.
A cápsula interna é uma área de substância branca no cérebro que separa o núcleo caudado e o tálamo do núcleo lentiforme. Consiste de fibras axonais que correm entre o córtex cerebral e as pirâmides da medula.
No caso dos processadores com vários núcleos, eles tornaram-se melhores em executar várias tarefas simultaneamente. Ou seja, um processador com múltiplos núcleos é mais recomendado para quem é adepto da multitarefa.