Eles têm somente um décimo da concentração de cones dos humanos e apesar de verem cores, os cães não as enxergam como nós. ... Portanto os cães percebem os tons de azul como violeta e apresentam dificuldade em distinguir o verde, o amarelo-esverdeado, o amarelo, o laranja e o vermelho.
A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.
Toda raça de cachorro apresenta seus padrões e cores. A cor do cachorro varia comumente entre amarelo, chocolate, branco, preto, cinzento, dourado, creme, azul (confundido muitas vezes com o cinza dos Greyhounds), e vermelho, presente no Daschshund.
Aos olhos dos cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não se diferenciam e acabam sendo percebidas como tons amarelados. Já os tons de azul costumam ser os que são percebidos mais facilmente.
O tipo e a cor da pelagem também podem determinar os traços genéticos do animal e até a relação com alguns problemas de saúde. Curioso, né?! Por outro lado, as cores também são uma forma de identificar a origem de um animal seguindo a diretrizes de organizações internacionais que catalogam os padrões de cada raça.