Veja os pontos básicos que a banca espera ver na discussão de uma revisão de literatura....Recapitulando
A seguir, são apresentadas, de forma sucinta, as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa(8).
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
Dicas para escrita da Discussão
Diferença entre revisão integrativa e sistemática A revisão sistemática, diferentemente da revisão integrativa, é um método utilizado para responder a uma pergunta específica sobre um problema específico. Mostra que, por exemplo, o foco do estudo está em uma pergunta específica.
A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema. Há diferentes tipos de revisão, que vão atender esses objetivos de forma distinta.
Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa.
Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. ... Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano.
Esse tipo de revisão também se propõe a realizar um estudo evolutivo sobre um determinado tema. Contudo, ela é diferente da sistemática, pois a sua principal preocupação é demonstrar os nomes dos autores relacionados a um dado tema de pesquisa. Vários precisam ser mencionados para demonstrar a evolução desse tema.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.
Resposta. Texto "científico" (aspas porque não é um nome adequado) é um texto pertencente a uma esfera de circulação bem específica. Digamos, um artigo sobre novos tratamentos conta o câncer em uma revista voltada para médicos pesquisadores. Já o artigo de divulgação científica amplia o público-alvo.
O texto científico é informativo: dá conta de algo que se sabe e que se transmite a alguém. O texto literário registra uma viagem exploratória: ao mesmo tempo em que tenta descobrir, permite ao leitor acompanhar o processo de descoberta. Neste sentido ele é primitivo, como o mito.
Os artigos definidos e indefinidos são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
Artigo definido e indefinido são palavras que se antepõem aos substantivos. Eles também podem atribuir o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural) dos substantivos.
Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos.
Significado de Definido adjetivo Que se conseguiu definir, determinar; determinado, fixo, marcado. Firmado com rigor, com precisão: prazo definido pelo professor.
Pronomes Indefinidos Adjetivos