Quanto ao romance do segundo momento modernista brasileiro é correto afirmar que: * 0 pontos. a) abandona totalmente as características da primeira geração.
Em relação à linguagem utilizada no poema de Oswald de Andrade, observamos a presença de: ... norma culta da língua. e. uma linguagem ambivalente com a predominância da língua culta.
A linguagem do pré-modernismo tinha como características: ... Linguagem informal, diferente da linguagem formal do arcadismo. De caráter, social, regionalista, política, simplista, híbrida, libertária, marginal e coloquial, a linguagem do pré-modernismo foi marcada pelo contexto histórico que o Brasil vivia.
O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem. De acordo com o texto, o Modernismo renova a estética literária brasileira porque: a) ( ) acentua a crítica às deficiências nacionais.
O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo. O modernismo brasileiro foi iniciado no século XX. Na época, a preocupação dos autores modernos era substituir os antigos valores.
Significado de Modernismo Adaptação às ideias, aos comportamentos e/ou às técnicas modernas, mas ainda desconhecidas pelo uso. [Arquitetura] Literatura. Música. Pode-se referir aos movimentos literários, musicais, artísticos e/ou arquitetônicos, caracterizados pela ruptura com as tradições; arte moderna.
Os principais artistas do dadaísmo europeu foram: Hugo Ball, Hans Arp, Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Francis Picabia, André Breton, Max Ernst, Hannah Höch e Raoul Hausmann.
Principais Artistas e Obras do Surrealismo
O Dadaísmo é um movimento artístico e literário que surgiu na Europa, na cidade suíça de Zurique, em 1916, como uma negação de jovens franceses e alemães que não quiseram permanecer em seus países para não serem convocados para a guerra.
O dadaísmo é considerado a mais radical das vanguardas artísticas do século XX. O movimento dadaísta ou dadá tinha a ruptura como meta e “a destruição também é criação” como lema.
Foi na literatura Modernista Brasileira onde o Dadaísmo mais se disseminou, com escrita totalmente brasileira com linguagem nacional totalmente livre e abusando do uso de paródias.