Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.
São cinco zonas climáticas: Equatorial, Tropical Zona Equatorial, Temperada, Tropical Brasil Central e Tropical Nordeste Oriental.
O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).
Com extensão de 4.
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Tem mais depois da publicidade ;) Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
Zonas tropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
Os climas do planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do lugar e a intensidade de luz solar que o mesmo recebe em certos períodos do ano. É bom lembrar que existem outros fatores determinantes na composição dos climas, como o relevo, vegetação, entre outros. ...
São eles: o relevo,o tipo de solo, a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas, além das condições físicas ou geográficas que condicionam o clima interagindo nas condições atmosféricas.
Este clima também se torna condicionado ao eixo de inclinação terrestre, que acaba por receber uma menor incidência de raios solares, o que acarreta as temperaturas baixas.
Olá, As zonas térmicas da terra são resultados da inclinação do eixo terrestre em relação ao sol, que distancia ou aproxima algumas regiões ocasionando em diversas zonas.
As zonas climáticas são resultantes da inclinação do eixo terrestre em relação ao sol.
Resposta. A forma da terra influencia diretamente a distribuição da luz solar sobre o planeta e interfere nas temperaturas e a duração das estações do ano a letra 'A B C 'recebem igual quantidade de energia solar .
Resposta. As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.
A relação entre os os paralelos principais, que as são linhas imaginárias que cortam a superfície terrestre de Leste para Oeste, é que estes servem de limite para as Zonas Climáticas da Terra.
As linhas horizontais que cortam imaginariamente o globo terrestre são denominadas de “paralelos”, e os principais paralelos são a Linha do Equador, os Trópicos de Câncer e Capricórnio e ainda os Círculos Polar Ártico e Polar Antártico, e é com base nestes que são caracterizadas as zonas térmicas do planeta Terra.
As zonas de iluminação de nosso planeta são as zonas térmicas: zona temperada do norte; zona polar ártica; ... zona polar antártica.
A influência das zonas de iluminação em relação a ocorrência dos climas da terra é de que quanto maior for a abrangência da zona de iluminação, mais quente tenderá a ser o clima, visto que a luminosidade solar vem acompanhada de calor.