Por fim, cabe dizer que o princípio da solidariedade tem aplicação imediata na Constituição Federal de 1988, por ser um dos objetivos principais da República, devendo os indivíduos dotados de direitos e deveres respeitarem o comando da lei, visando a melhora na qualidade de vida da sociedade.
Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda. ... A obrigação solidária pode ser pura e simples para um dos co-credores ou co-devedores, e condicional, ou a prazo, ou pagável em lugar diferente, para o outro.
“A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.
adjetivo Que possui uma dívida em conjunto com outra pessoa: o contratante codevedor não é completamente responsável pela dívida. substantivo masculino Aquele que, em conjunto com outrem, é responsável por uma dívida.
Os sócios respondem de forma solidária pela integralização do capital social. ... Perante terceiros, todos os sócios respondem solidariamente pela integralização de todo o capital.” Caso algum sócio não venha a integralizar a sua cota, todos ficarão responsáveis pela sua integralização, de forma solidária.
As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais.
Outra exceção, com previsão no artigo 50 do Código Civil6, trata-se da desconsideração da personalidade jurídica. Neste caso, com o abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, poderá os sócios serem responsabilizados ilimitadamente.
Para tanto, diversas construções doutrinarias e jurisprudências foram formadas a partir dos artigos 1.
Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
Sobre sociedade limitada, é CORRETO afirmar que a companhia terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas será sempre ilimitada. na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem, solidariamente, pela integralização do capital social.