Líquidos inflamáveis. 20.
De modo geral, os líquidos inflamáveis são aqueles que entram em combustão com muita facilidade, exemplos deles são o acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos etc… Já o combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), este fenômeno é chamado de combustão, exemplos deles são óleo ...
Os consumidores devem ficar atentos no momento de comprar álcool líquido. Uma determinação da Anvisa tirará de circulação o álcool líquido com graduação maior que 54° GL (46,3 INPM), em sua forma mais inflamável.
- No rechaud: Encha o queimador com o álcool gel acendedor, regule a tampa do queimador para obter o tempo necessário de queima. - Na Lareira – o mesmo procedimento que na churrasqueira. Coloque alguns pontos do álcool gel acendedor na base. Coloque o carvão ao redor em forma de armação, e acenda.
A queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina; Alto índice de octonas: Chamamos octonagem o poder de resistência à compressão da mistura ar-vapor de combustível dentro do motor.
etanol
As vantagens mais relevantes que o uso do etanol como combustível oferece são:
O álcool etílico ou etanol, encontrado em todas as bebidas com teor alcoólico, é uma droga psicotrópica, lícita, que satisfaz temporariamente uma necessidade de euforia, proporcionando um alívio temporário de tensões psicológicas ou físicas.
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos. A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar.
O etanol é mais conhecido por álcool etílico, e é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. ... A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível, em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira.
O etanol (ou álcool etílico) é produzido em usinas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo.
A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.
O etanol produzido de cana-de-açúcar surgiu, no Brasil, basicamente por duas razões: a necessidade de ameni- zar as sucessivas crises do setor açucareiro e a tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado.