Matriz de referência do Enem apresenta diretrizes de como as provas são elaboradas. Um documento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que é pouco conhecido pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio é a matriz de referência do Enem.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), competências são as modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que desejamos conhecer. ... Já as habilidades são competências adquiridas e estão ligadas ao “saber fazer”.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. D1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
A prova, realizada a cada dois anos, avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental das escolas públicas, urbanas e rurais, com mais de 20 alunos na série.
Na edição do Saeb 2019, serão avaliadas também habilidades em ciências da natureza e ciências humanas no 9º ano do ensino fundamental e as habilidades em língua portuguesa e matemática no 2º ano do ensino fundamental.
Sendo assim, os alunos que devem participar do Saeb 2019 são das turmas de: creche e pré-escola da Educação Infantil; 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental só serão avaliados a partir de 2021.
Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela aplicação da avaliação. Trata-se de uma significativa ampliação do Saeb.