O Que Fisioterapia Obsttrica?

O que fisioterapia obsttrica

La fisioterapia obstétrica es una subespecialización de la Fisioterapia que actúa en el embarazo, parto y postparto, con la finalidad que la mujer tenga mejor calidad de vida durante el proceso.

Preparación para la fisioterapia obstétrica

Physiotherapy in women's health emerged with the aim of promoting and maintaining physical and emotional health from the beginning to the end of pregnancy, through preventive measures against possible injuries that may occur during pregnancy, childbirth and the postpartum. Access to knowledge about obstetric physiotherapy among pregnant women is increasing, which may contribute to a search for trained professionals.

Respiração diafragmática. Estufando a barriga, durante a inspiração. É muito importante que seja realizado o treino das respirações que serão utilizadas durante o parto, durante toda a gestação. De tal maneira que sua realização seja mais eficaz e seus benefícios possam ser de fato, obtidos.

¿En qué consiste?

<strong>¿En qué consiste?</strong>

Os exercícios respiratórios oferecem as gestantes uma consciência da sua capacidade respiratória. Além de melhorar a sua oxigenação e a do bebê, ainda possui ação calmante e de relaxamento, auxiliando a diminuir a tensão e ansiedade na hora do parto. Os exercícios respiratórios devem ser treinados durante toda a gestação.

Seven pregnant women aged between 18-24 years (57%), 23-32 weeks of gestation (42%), multiparous (71%), with secondary education (42%) and income between 1-3 monthly minimum wages (86 %) were included in the study. It was found that participants’ perception of physiotherapy was inaccurate, because none of the women had accessed this treatment. The women stated that physiotherapists reduce labor pain, but they have no knowledge of how these professionals work in the postpartum.

Grupo VOLL

Porém, a drenagem só deve ser realizada com autorização médica, devido a predisposição à trombose venosa profunda e alterações cardiovasculares, apresentados por algumas gestantes.

Esto, a su vez, puede producir problemas o Disfunciones del suelo pélvico, tales como Disfunciones Miccionales (Incontinencia Urinaria), sexuales, Anorectales y Prolapsos Genitales.

¿Qué es la fisioterapia obstétrica?

<strong>¿Qué es la fisioterapia obstétrica?</strong>

Há alguns anos atrás a Fisioterapia Obstétrica só era indicada em casos de desconforto como dor ou incontinência urinária, causando impacto negativo na qualidade de vida da mulher. Porém, hoje já é recomendada para prevenir e preparar o corpo da mulher para o parto, podendo também atuar no pós-parto, período denominado puerpério.

Devemos oferecer uma atenção especial às mulheres que possuam patologias associadas à hipertensão arterial, diabetes, disfunção da tireóide, entre outras. O fisioterapeuta deve se atentar a qualquer alteração na gestante, principalmente porque toda gestante apresenta edemas (inchaços). Porém, uma piora rápida e súbita dos edemas, principalmente acometendo o rosto e mãos, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.

Últimos vídeos

Esta disciplina de la salud no es obligatoria para todas las mujeres embarazas. De hecho son muchos de los países en los que es una gran desconocida y no cuentan en todos los centros médicos con un especialista en el área. Por supuesto es muy recomendada para todas las mujeres, ya que solo va a suponer un bien en su salud para el momento del parto y la recuperación, pero sobre todo es altamente recomendada para aquellas personas que sufren realmente dolores en las lumbares o los dorsales, o problemas en el suelo pélvico, uno de los grandes sufridores a la hora de dar a luz. En muchos casos, acudir a sesiones continuas de fisioterapia obstétrica pueden llegar a prevenir esas dolencias que sí pueden aparecer si no se llevan a cabo los ejercicios necesarios para fortalecer la zona lumbar-pélvica. Por todo ello es más recomendable acudir a un fisioterapia cuando se empieza a notar el peso del bebé y no desde el primer mes de embarazo, aunque siempre es bueno mantenerse informada sobre el tema.

Desde el punto de vista del tratamiento, existen diversas técnicas para aplicar a las diferentes disfunciones. Así, hablamos de técnicas manuales, técnicas comportamentales, biofeedback, electroterapia, masaje perineal y cinesiterapia, un conjunto de herramientas que, en su mayoría, no presentan efectos adversos y constituyen un tratamiento conservador. Desde el punto de vista de la prevención, es esencial recordar a la población que no es necesaria la existencia de una patología previa, de secuelas del embarazo y del parto, de cirugías abdominales o pélvicas para trabajar nuestro suelo pélvico y nuestra cincha abdominal. La fisioterapia del suelo pélvico tiene una importante labor preventiva para evitar la aparición de disfunciones pelviperineales en el futuro. 

Preparación para la fisioterapia obstétrica

A Fisioterapia Obstétrica por ser realizada com acompanhamento de um profissional capacitado oferece inúmeros benefícios, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. A prática de exercício físico específico e supervisionado permitirá que a mulher mantenha-se ativa durante toda a gestação, impedindo que o sedentarismo prejudique durante o parto e no pós-parto. A fase da gravidez, parto e aleitamento exige bastante do corpo da mulher, por isso é cada vez mais recomendado ela cuidar de seu estado físico e emocional, para assim, aproveitar cada fase da gestação com alegria e disposição.

This is a qualitative study carried out at the Materno Infantil Center, in Capanema, Parana state (PR), using a semistructured interview. Content analysis used the Bardin method to categorize the thematic axes.

Hay que tener en cuenta que durante la gestación el cuerpo de la mujer llega a su límite funcional y puede sufrir dolores lumbares, dorsales, calambres en las piernas, edemas, alteraciones en la muscula del suelo pélvico y sobrecarga ponderal en la parte de la vagina. Esto, a su vez, puede producir problemas o disfunciones del suelo pélvico, tales como disfunciones miccionales (incontinencia urinaria), sexuales, anorectales y prolapsos genitales.

¿Qué es la fisioterapia obstétrica?

O assoalho pélvico também chamado de períneo é um grupo muscular que fica na base da pelve que é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus) e pela continência urinária e fecal; sendo também muito importante para a sexualidade e reprodução.

Ótimo material, claro e objetivo. Pena que ainda somos invisíveis nas maternidades, essa inclusão deve ocorrer gradualmente uma vez que a enfermagem é pioneira na obstetrícia. Mas nós somos referencia em movimento e parto natural pede movimento.

O que é fisioterapia do assoalho Pelvico?

A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.

Para que serve o músculo do assoalho Pelvico?

O assoalho pélvico é um conjunto de estruturas formado por músculos, ligamentos e fáscias [tecidos que envolvem os músculos] que serve para segurar os órgãos da pelve como útero, bexiga, reto e próstata.

Como cuidar do assoalho Pelvico?

“Os exercícios para o fortalecimento dos MAP (músculos do assoalho pélvico) podem ser feitos a partir de contração e relaxamento, contração com sustentação média, contração e sustentação alta. Podemos fazer também associando com movimento, agachamento, por exemplo, em casos onde a paciente perde urina na academia”.

Como relaxar a musculatura do assoalho Pelvico?

abra e feche as pernas enquanto contrai os músculos abdominais e, a cada vez que fechá-las, contraia o assoalho pélvico, semelhante a segurar o xixi, enquanto expira pela boca; com as pernas fechadas, encha os pulmões e faça uma pressão intra-abdominal, segurando a respiração e encolhendo a barriga por cinco segundos.

Como relaxar o músculo da bexiga?

Se você tiver uma emergência, sente-se e relaxe. Respire fundo, mas devagar. Faça 5 contrações dos músculos do assoalho pélvico (o movimento é como se um gás ou material fecal saísse e você não o deixasse sair) apertando e relaxando e contando até 5 entre cada contração.

Para que serve cirurgia de períneo?

A perineoplastia é uma operação que tem como finalidade principal reparar as lesões do tecido local após partos vaginais. A cirurgia visa promover a estrutura inicial que o períneo tem antes da gravidez. Isso é possível através de técnicas cirúrgicas que reconstroem e apertam os músculos locais.

Onde se localiza o períneo?

Com etimologia do grego, o nome períneo significa “ao redor do ânus” e corresponde a um importante grupo de músculos capazes de controlar o processo de micção e atividades relacionadas. A região faz parte do assoalho pélvico e é formada por um conjunto de músculos compreendidos entre genitália externa e o ânus.