CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, promulgado por João Paulo II, Papa. Tradução Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 1987. 763 p.
O direito canônico é o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesial. Diferentemente do direito romano, que disciplinava as relações no Império Romano, já extinto; o direito canônico está diretamente relacionado ao dia-a-dia de mais de um bilhão de católicos no mundo.
Dessa necessidade jurídico-legislativa dentro da Igreja surgiu o Direito Canônico, que pode ser definido como “o conjunto de normas jurídicas, de origem divina ou humana, reconhecidas ou promulgadas pela autoridade competente da Igreja Católica, que determinam a organização e atuação da própria Igreja e de seus fieis, ...
FONTES DO DIREITO CANÔNICO 3.
O Código do Direito Canônico é o conjunto de normas (cânones) que orientam a disciplina eclesiástica, definem a hierarquia administrativa, os direitos e deveres dos fiéis católicos, os sacramentos e possíveis sanções por transgressão das normas (leis próprias da igreja).
O Direito Canônico é proveniente da lei da Igreja Católica e da Anglicana. ... Foi o papa João Paulo II que, em janeiro de 1983, revisou e promulgou as diretrizes do Direito Canônico que, hoje, é vigente no mundo católico. A nova Constituição Apostólica substituiu a que havia sido promulgada pelo papa Bento XV em 1917.
Sobre o Direito Canônico e sua influencia na formação do direito ocidental moderno, o direito canônico além de já ter sido matéria de estudo em várias faculdades de toda a America, Europa e Ásia, tem significativa influência em todo o ordenamento jurídico ocidental, por exemplo, na legislação italiana, institutos ...
Significado de Cânon substantivo masculino [Antigo] Decreto, regra que diz respeito à fé, à disciplina religiosa. ... Etimologia (origem da palavra cânon). Do latim canõn. õnis 'regra, medida, lei'.
Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) - nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (ma-to).
As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.
Cânone bíblico ou cânone das Escrituras é a lista de textos (ou "livros") religiosos que uma determinada comunidade aceita como sendo inspirados por Deus e autoritativos. ... Por outro lado, um cânone "aberto" é aquele que permite a adição de novos livros através da revelação contínua.
no caso podemos afirmar que as obras canônicas podem ter diversas acepções. primeiramente, ela pode ser vista nos contextos: religioso, musical, nas artes, na filosofia, na língua portuguesa, na literatura entre outras. Na língua portuguesa, o termo está relacionado a um conjunto de tradições ou regras.
A revelação é o ato de revelar ou desvendar ou tornar algo claro ou óbvio e compreensível por meio de uma comunicação ativa ou passiva com a Divindade. ...
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em Lucas e Filho de Deus em João. ... Este Evangelho apresenta Jesus como o cumprimento de todas as expectativas e esperanças messiânicas.
adjetivo Sintético; que possibilita ver as partes de um conjunto de uma só vez: quadro sinóptico. Resumido; que se refere à sinopse, ao resumo breve que contém o mais importante de alguma coisa.
Segundo o Evangelho de João 15:26, o Espírito Santo dá testemunho de Jesus; é Ele também quem nos conscientiza de quem é a pessoa de Jesus e qual a nossa tarefa no mundo. ... Essa obra do Espírito Santo começa em cada indivíduo, antes de sua própria conversão.