Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.
A rocha gnaisse se classifica dentro das metamórficas como foliada pela sua foliação denominada Bandado Gnáissico com alternância de leitos mineralógicos de cores clara (quartzo e feldspato) e escura (biotita e anfibólio).
Gnaisse é uma rocha metamórfica de médio a alto grau, portanto, foi submetida a temperaturas e pressões elevadas. É uma das rochas metamórficas mais comum. Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas.
O granito se transformou em gnaisse. É resultante da deformação de sedimento arcósicos ou de granitos. Algumas rochas mais antigas do mundo são ganisses.
Significado de Gnaisse substantivo masculino Rocha metamórfica constituída de cristais de mica, quartzo e feldspato, disposta em lâminas paralelas.
granito é uma rocha magmática e gnaisse é uma rocha metamórfica, grande grupo de rochas metamórficas.
O mármore normalmente possui veias, enquanto o granito possui uma aparência mais granulosa. Com base em sua composição, a pedra natural possui duas categorias gerais: A pedra siliciosa é composta principalmente de sílica ou partículas semelhantes a quartzo. ... Pedras nesta categoria são granito, ardósia e arenito.
tanto o granito quanto o gnaisse são constituidos pelos mesmos minerais: quartzo(cristal de rocha) feldspato e mica.no entanto,elas não são classificadas da mesma forma.
O nome é apropriado, já que o termo metamorfismo é uma junção variante das palavras “meta” (transformação) e "morphe" (forma), ou seja, o mármore é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. ... Essa origem explica a definição de rocha metamórfica dada ao mármore.
A composição química do resíduo de mármore, como esperado exibe características essencialmente típicas de rochas carbonáticas, sendo composto predominantemente de MgO e CaO, e elevado valor de perda ao fogo, fruto da decomposição térmica dos carbonatos durante a análise química.
O Mármore e o granito são produtos oferecidos em muitas cores, possuindo uma grande diversidade estética. ... Possui as seguintes características: alta carga de ruptura, altíssima resistência à abrasão, resistência ao gelo, resistência a ácidos e álcalis, cores variadas, amplas possibilidades de composição.
Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica.
A palavra mármore provém do grego marmairein ou do latim marmor e significa pedra de qualidade ou pedra branca; para os geólogos o mármore é exclusivamente uma rocha metamórfica cristalina e carbonatada, composta por cristais de calcite (mármore calcítico), ou dolomite (mármore dolomítico), resultante da ...
Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico.
D)Qual o seu efeito sobre o mármore? E sobre a natureza? R: As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore em gesso. Na natureza a chuva ácida está matando peixes de rios e lagos e destruindo florestas.
Pode causar deteorização no meio ambiente, do tipo que queimam aos poucos a vegetação, corroem monumentos e prédios, na agua, se cai com frequencia, as acidez pode prejudicar algumas formas de vida marinha, e até matar peixes, para o ser humano isso também é prejudicial, pelo consumo de alimentos poluidos pelas chuvas, ...
Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos.
O ácido sulfúrico presente na chuva ácida reage com o mármore, que é o carbonato de cálcio em sua forma cristalina (CaCO3(s)), e de pedra-sabão, que em sua constituição apresenta o carbonato de sódio (Na2CO3(s) ).
Resposta. Ela polui o solo, mata plantas, coroe monumentos e podem contaminar a água. A chuva ácida é formada por gases tóxicos jogados na atmosfera.
Usar transportes colectivos. Utilizar fontes de energia menos poluentes - energia hidroeléctrica, geotérmica, das marés, eólica, nuclear, embora esta última cause preocupações em relação a possíveis acidentes. Purificar os escapes dos veículos - utilizar gasolina sem chumbo e adoptar um conversor catalítico.
A principal causa desse tipo de chuva é a quantidade de produtos resultantes da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera. As chuvas ácidas podem ser evitadas ou diminuídas das seguintes formas: Filtrar os gases de combustão nas indústrias antes do seu lançamento na atmosfera.
As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite. Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?