– Se < 92 mg/dl = Exame normal a recomendação é realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas. – Entre 92 mg/dl e 126 mg/dl = DMG. – Se >126 mg/dl = diabetes prévio diagnosticado na gestação. Todos esses exames devem ser repetidos e confirmados caso glicemia seja > ou igual a 92 mg/dl.
O exame de glicose na gravidez serve para identificar uma possível diabetes gestacional e deve ser feito entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo.
Para ter certeza, pergunte ao seu médico com que frequência você deve verificar sua glicose no sangue. Se você está tratando o diabetes através de dieta, exercício e/ou medicação oral, recomenda-se verificar o seu nível de glicose no sangue pelo menos duas vezes por dia.
O café da manhã ideal para os diabéticos
Entre os alimentos ricos em fibras e importantes para o café da manhã do diabético, podemos destacar a aveia, que é muito versátil na alimentação. Uma boa dica é utilizá-la com frutas frescas, como framboesas ou cerejas, por exemplo.
Embora o carboidrato seja o personagem principal, preste atenção nas melhores fontes de proteína e gordura
Durante a noite, o corpo libera um grupo de hormônios conhecidos como contra-reguladores, que são adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento). Estes hormônios estimulam a liberação de glicose pelo fígado e suprimem a atividade da insulina, causando aumento nas glicemias pela manhã.
Os valores normais de glicose no sangue quando estamos em jejum costumam ficar entre 70 e 100 mg/dl. Quando nos alimentamos, a taxa de açúcar no sangue pode se elevar um pouquinho, até que a insulina consiga trazê-la de volta para os níveis normais.
Glicemia
Olá! A insulina NPH noturna deve ser aplicada antes de deitar. Caso seja aplicada antes do jantar, o pico de ação da insulina cairá no meio da madrugada, aumentando o risco de hipoglicemia. Portanto, o horário mais seguro seria antes de dormir.