Assim, para se aposentar, o produtor rural precisaria contribuir por, pelo menos, 20 anos. Entretanto, a proposta não foi aprovada, e a regra de 15 anos permaneceu para homens e mulheres. No caso da contribuição, existe uma exceção para os segurados especiais. Esse grupo, normalmente, não contribui para o INSS.
O governo através do projeto criava uma contribuição mínima de R$ 600,00 por ano para cada grupo familiar. COMO FICOU: Nada mudou, assim sendo, para a aposentadoria rural se mantem a contribuição de 1,3% da comercialização.
Primeiramente você deve entrar no aplicativo ou site do MEU INSS e colocar os seus dados nas áreas indicadas; Verificar no painel de serviços a aba Agendamentos /Solicitações; Clicar em Agendamentos/Solicitações e verificar o resultado.
Só é preciso acessar o portal Meu INSS, clicar em “Agendamentos / Requerimentos” e informar o nome completo, CPF, data de nascimento e completar o “captcha”. Então, clique na lupa para ter acesso aos detalhes do requerimento. Ali estarão todas as informações sobre o seu pedido de aposentadoria.
Para fazer o acompanhamento por esse canal, basta entrar na página de Consulta de situação de Benefícios do site da Previdência Social e clicar na opção “Acompanhar pedido”. Automaticamente, será aberta uma nova página onde você precisará incluir número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF.