Os três principais fluxos da cadeia de suprimentos são:
Uma cadeia de suprimentos é quando uma pessoa ou uma empresa participa da troca ou entrega de mercadorias. Isso inclui qualquer coisa, desde comprar mantimentos até receber as matérias-primas para fabricar peças de computador. Enquanto bens, dinheiro ou troca de materiais, você faz parte de uma cadeia de suprimentos.
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
Conforme exposto, a gestão da cadeia de suprimentos é o procedimento que gerencia e organiza todos os processos e fluxos da empresa, como bens, serviços e finanças. Além disso, ela é responsável por intermediar a relação do empreendimento com seus parceiros, fornecedores e transportadora.
Novaes propõe uma evolução da logística baseada em quatro fases que são as seguintes: atuação segmentada, integração rígida, integração flexível e integração estratégica.
O ciclo empurrado (push), primeiramente o cliente consome o produto para depois ser substituído; e o ciclo puxado (pull) onde o produto é produzido antes que seja consumido pelo cliente. Nos dois processos puxados (pull) e empurrados (push), a produção é a.
Existem 4 tipos de cadeia de suprimentos mais usados:
Resposta. Suprimento, produção, distribuição e reserva.
São elas:
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.
Para ter uma cadeia de suprimentos com alto padrão de competência, é necessário incluir formas de melhoria nas seguintes atividades:
Um Gerente de Supply Chain é responsável por gerenciar e organizar todas as atividades de aquisição, produção e distribuição de mercadorias que uma empresa disponibiliza a seus clientes. Em suma, é o maior gestor da cadeia de suprimentos ou Supply Chain.
A gestão da cadeia de suprimentos encara, atualmente, alguns desafios principais — merecendo destaque a integração de equipes, o monitoramento de resultados, a flexibilidade e atendimento ao mercado e, também, a própria complexidade da estrutura da cadeia.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
Fatores críticos na implementação do SCM Os desafios que se apresentam são tanto internos quanto externos. Internamente é preciso “quebrar barreiras” organizacionais para que se adote uma visão sistêmica em que o resultado do grupo seja mais importante do que os resultados das partes.
Veja algumas dicas de como é possível desenvolver uma cadeia de suprimentos eficaz e que contribua realmente para o sucesso de uma organização.