As engrenagens são um dispositivo mecânico que possui rodas dentadas. Elas sempre trabalham em pares, em eixos paralelos ou não, dependendo do modelo. Ela funciona por meio do atrito entre os seus dentes, que transmitem uma potência para uma determinada máquina pela ligação entre os eixos.
As engrenagens hipoides pertencem às engrenagem cônicas espirais. A vantagem das engrenagens hipoides é que o pinhão cônico pode ser executado com um ângulo maior devido à separação dos eixos.
Hipoides. As engrenagens hipoides são uma variedade de engrenagens que, ao contrário das cônicas, os seus eixos não se cruzam.
Ela funciona através do atrito dos seus dentes com uma segunda engrenagem. O seu objetivo é transmitir potência para uma determinada máquina através da ligação entre eixos, promovendo velocidade de rotação e torque a esse processo.
7 - Ângulo de Pressão O ângulo de pressão θ num engrenamento é definido como o ângulo entre a linha de ação e a direção da velocidade angular, de modo que a linha de ação está rotacionada a θ graus da direção de rotação da engrenagem movida.
Dica Os elementos dessa fórmula podem ser usados também para calcular o diâmetro primitivo da engrenagem dp = m · Z. Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.
O diâmetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal é calculado pela divisão do comprimento da circunferência primitiva por p (3, 14). O comprimento da circunferência primitiva (Cp) é igual ao número de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc).
Escolher a relação ideal depende do tipo de percurso, moto e gosto pessoal. A moto com relação mais "curta" (pinhão menor e/ou coroa maior) possui uma subida de giro mais rápida e mais força nas arrancadas e subidas dando uma sensação de motor mais esperto.
40.
O kit relação da moto é formado pela coroa, corrente e pinhão, que precisam estar em dia para garantirem uma pilotagem sem surpresas. No entanto, como o tempo de uso e outros fatores adversos, esse conjunto de peças tende a desgastar e é preciso estar atento para saber a hora de trocá-lo.
Atualmente, esse tipo de corrente é equipamento original de fábrica em muitas motos. 7 – Quanto dura a relação? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto suavemente, o sistema tem tudo para durar até 40.
O primeiro ponto para ficar atento na compra do kit relação é o tipo do aço. A exigência mínima do Inmetro é o aço do tipo 1023, e o de melhor qualidade é o 1045. Este último possui mais carbono na formulação para resistir até 40% mais.
Durabilidade. A durabilidade deste kit relação Titan 150 varia de 10 a 15 mil km. Isto vai depender do peso que você carrega, das manutenções periódicas, do coxim da coroa sempre em bom estado e outros fatores.
CB 300 kit relação trocada a 4 meses com 10 mil Km rodados. A corrente está bem regula e lubrificada regularmente.
A relação original da CB 300 R é pinhão 13 e coroa 37. Isso vai dar uma relação de 2,846 – Quer dizer que para fazer uma volta na roda o pinhão vai dar 2,846 voltas.
As relações de melhor reputação no mercado são RK (cuidado com as RKs fajutas), D.I.D importadas e mais recentemente KMC. As D.I.D fabricadas em Taubaté também são boas para motos pequenas.
Por isso, para limpar a corrente, o melhor é usar o desengraxante Remoil 18 com o auxílio de uma escova. Em seguida, é só retirar o produto com água e secar a peça. Apenas depois de tudo isso, a aplicação do lubrificante deve ser feita. Evidentemente, esse produto deve ser específico para correntes de moto.
O ideal é passar produtos próprios, como a graxa branca ou lubrificantes específicos para correntes, disponíveis em grande variedade no mercado. Lavar faz bem, sim! Materiais como desengraxantes e óleo diesel são ótimos para limpar a corrente, mas não servem como lubrificantes.
Veja abaixo como WD-40 pode ajudar você a cuidar da sua moto: