Salicilatos são um grupo de fármacos que atuam devido ao seu conteúdo de ácido salicílico, comumente utilizados na inflamação, antipirese, analgesia e artrite reumatóide. São ésteres dos ácidos salicílicos ou os ésteres salicilatos de um ácido orgânico.
A intoxicação por aspirina pode ocorrer rapidamente após tomar uma dose elevada ou pode surgir aos poucos após tomar doses baixas repetidamente. Os sintomas podem incluir zumbido nos ouvidos, enjoos, vômitos, sonolência, confusão e respiração rápida.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do AAS Infantil maior do que a recomendada? Se alguém tomar uma dose muito grande, poderão ocorrer efeitos indesejáveis, como tontura e zumbido, sobretudo em crianças e em idosos. Esses sintomas podem indicar envenenamento grave.
O AAS, antiagregante plaquetário, inibe a enzima ciclooxigenase, reduzindo a produção de tromboxano A2, um estimulador da agregação plaquetária. Isso interfere com a formação de trombos, reduzindo assim o risco de IAM e AVCi(1).
O ácido acetilsalicílico inibe a atividade das prostaglandinas, substâncias que estão na origem das dores menstruais», explica. «Em casos recorrentes, é conveniente que seja tomado antes do início das dores. A sua toma deve ser feita com intervalos regulares para garantir a sua eficácia», aconselha a farmacêutica.
Atenção: a aspirina não é recomendada para a dor causada pela menstruação, pois possui propriedades anticoagulantes. Isso causa fluidificação do sangue, intensificando o fluxo sanguíneo durante o período menstrual.