Resposta
Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.
A estação meteorológica atingiu o ponto máximo às 15h41, horário local. O recorde histórico no Vale da Morte, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é de 56,7°C, registrado em 10 de julho de 1913 em Greenland Ranch.
Todo o estado do Rio Grande do Sul teve um dia extremamente quente, com temperatura acima dos 33°C em quase todas as regiões. A maior temperatura registrada pelo INMET foi de 40,3°C em Rio Pardo, que muito provavelmente foi a mais alta no Brasil no dia 11 de Janeiro.
O Rio Grande do Sul registrou o amanhecer mais frio do ano em diversas regiões do estado nesta terça-feira (14). Em Quaraí, na Fronteira Oeste, a temperatura foi de -3,7ºC nas primeiras horas do dia. Esta foi a menor temperatura do ano no estado, segundo a Somar.
dia 07 de Janeiro
A maior temperatura em 2020 em Porto Alegre foi de 38,4°C, em 14/3/2020. Todo o estado do Rio Grande do Sul teve um dia extremamente quente, com temperatura acima dos 33°C em quase todas as regiões.
O relevo de Porto Alegre, em comparação a outras capitais, é outra razão para o calor extremo, conforme a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. ... Há ainda a ação dos sistemas de alta pressão sobre o Sul, que impedem a formação de nuvens e criam áreas de subsidência, as quais "empurram" o calor para baixo.
Dados da Somar Meteorologia indicam que a temperatura chegou aos 2,7°C por volta das 7h, a menor mínima no ano na Capital. Antes, por volta das 6h, a estação oficial do Inmet registrou 3,3°C na Capital. Até então, a menor havia sido registrada um dia antes, na terça-feira (14), com 3,6°C.
As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. Os únicos meses relativamente secos são os de Abril e Maio, enquanto os meses mais chuvosos são os de Agosto e Setembro. A precipitação anual é de 1.
Ao longo da costa existem valores anuais que variam entre 1.
Já no inverno em junho, julho, agosto e setembro, o turista encontrará um frio que fica média entre 11°C e 18ºC, fazendo-o levar na mala vestuários bem quentes, como jaquetas, botas e luvas. Em regiões montanhosas do Rio Grande do Sul, é possível até ver neve.
A estação fresca permanece por 3,0 meses, de 23 de maio a 22 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 21 °C. O dia mais frio do ano é 22 de julho, com média de 10 °C para a temperatura mínima e 19 °C para a máxima.
A estação fresca permanece por 3,6 meses, de 30 de maio a 18 de setembro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 19 °C. O dia mais frio do ano é 19 de julho, com média de 11 °C para a temperatura mínima e 17 °C para a máxima.
A estação, que se inicia com a presença do fenômeno La Niña no Pacífico, mas em processo de enfraquecimento, com menos precipitação, será marcada por alguns dias quentes nos meses de abril e maio – o chamado veranico de maio, que não acontece todos os anos.