Ao léu significa à vontade, à toa. É um termo com origem do latim "levis". Ao léu é uma expressão usada para indicar quando alguém está ocioso, sem fazer nada, sem afazeres ou tarefas importantes, desocupado.
Lê ou ler
ler
Ler é infinitivo. Lê, presente do indicativo. O infinitivo detesta a solidão. Anda, por isso, acompanhado de auxiliar: Ele pode ler.
Frases sobre Ler
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Por exemplo: se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”. Vejamos: Ele vai ________um presente ao namorado (dar/entregar ou dá/entrega?)
Resposta: O certo é, por exemplo, "leia-se Lula e Serra", pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que Lula e Serra devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo. É como se houvesse uma separação ou uma menção entre aspas: Leia-se: banana e morango.
Resposta: O certo é, por exemplo, “leia-se morango e abacaxi”, pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que morango e abacaxi devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo.