O arroz parboilizado é descascado e polido, assim como o arroz branco. A diferença entre eles é que o parboilizado passa por um processo de parboilização, que é quase um pré-cozimento. A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco.
Pode ser de grão longo e fino, glutinoso, integral, tailandês ou Basmati… No mundo existem mais de 2000 variedades de arroz, embora as cultivadas sejam muitas menos.
Conheça os três tipos de arroz preferidos do brasileiro e como prepará-los. Preto, branco, vermelho, cateto, arbóreo ou agulhinha – essas são apenas algumas das diversas variedades do grão mais famoso do país: o arroz.
Arroz integral: rico em fibras que ajudam a reduzir a absorção de açúcares no sangue, e também vitaminas e minerais. Arroz 100 % Integral Agulhinha Da Magrinha: Possui baixo teor de gorduras totais e fornece fibras e proteínas. Arroz Sete grãos 100 % Integral Da Magrinha: alto teor de fibras, fósforo e manganês.
O arroz integral, portanto, contém mais proteínas, fibras e nutrientes do que o arroz branco, tornando-se mais nutritivo e satisfatório. Também possui um índice glicêmico mais baixo, o que significa que uma porção de arroz integral aumenta menos o açúcar no sangue do que a mesma porção de arroz branco.
O arroz integral possui um índice glicêmico menor, o que faz que seja convertido em açúcar no sangue em uma velocidade muito menor que o arroz branco. Isso, além de outras vantagens, faz com que a saciedade dure por muito mais tempo, tornando o alimento integral um poderoso aliado no emagrecimento.
Azuki
Como podem ver, o feijão carioca contém mais proteína, fibra e magnésio. O feijão preto, no entanto, leva mais ferro, fósforo, potássio e cálcio.
Embora pareça mais calórico que os outros tipos de feijão, o feijão Azuki na verdade tem menos calorias que o feijão preto e o feijão carioca. A diferença é que o feijão de origem japonesa normalmente é consumido sem caldo.