Altamente nutritivo, é uma ótima fonte de carboidratos, fibras, flavonoides, carotenoides, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niancina), vitamina C e minerais, como o ferro, cálcio e fósforo.
Em seguida descasque as sementes de cupuaçu, sem deixar vestígio algum da casca (caso contrário seu cupulate irá amargar). Para isso, corte uma ponta e abra a casca com uma faca, sem partir as sementes. Terminado o processo de retirar a casca do cupuaçu, lave as sementes e coloque-as em uma panela com um pouco de água.
Coloquei cada semente cuidadosamente em um saquinho com terra adubada e bastante solta. Posicionei as raízes voltadas para baixo e as folhas perto da superfície, recobrindo com um pouco de terra.
Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 m em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 30% de areia saibro + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da superfície da cova; misturando junto + 500 g de calcário e 1 ...
Para plantar, basta enterrar o grão e esperar a magia acontecer. Como é uma planta robusta, não se dá bem em vasos e precisa de pleno sol, em locais com solo mais seco ou nunca encharcado, nada de beira de córregos e lagos. Por ser trepadeira, precisa de algo para se apoiar.
Durante a estação do crescimento, primavera e verão, cortar ramos junto a brotações novas, retirando cerca de 30 cm ou pouco mais. Isso permitirá que as gemas próximas ao corte iniciem brotações, o que aumentará sensivelmente o tamanho da copa de um ano para outro.