A obrigatoriedade da Classificação Internacional de Doenças (CID) no atestado médico é um assunto que causa discussão entre profissionais de saúde. ... Por tratar-se de sigilo médico, o diagnóstico, por meio da CID, só deve ser colocado no atestado médico mediante autorização do paciente.
CID 10 M75. 1 Síndrome do manguito rotador – Doenças CID-10.
É um espectro de afecções que envolvem a articulação do ombro, como tendinites, bursites, rupturas de tendão e síndrome do impacto. As causas de dor podem ser por lesões por uso repetitivo, lesões esportivas e também por degeneração e desuso secundária ao envelhecimento.
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor. Todos eles se originam no osso chamado escápula e se inserem na parte superior do úmero.
Acrômio ou acrómio é a apófise (projecção de um osso) da extremidade externa da espinha da escápula, onde se prende ao músculo deltóide. Articula-se, nos seres humanos, com a clavícula. Faz parte da face dorsal da escápula.
O processo coracoide é uma projeção óssea localizada na região superior do colo da glenoide, com morfologia curva e que possui direção superior, anterior e lateral. Seu ápice está situado a, aproximadamente, 2,1cm da borda anterior da glenoide e a 1,1cm da porção mais próxima da cabeça umeral(7,8).
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco.
Três Articulações Verdadeiras
As articulações imóveis são as articulações que que possuem tecido cartilaginoso e/ou fibroso, impedindo quase completamente o movimento, como o púbis. E as articulações semi-móveis são as articulações que possuem lâminas fibrocartilaginosas e ligamentos, como as articulações intervertebrais.
As articulações móveis apresentam uma estrutura mais completa. Suas extremidades articulares são amplas e revestidas por tecido cartilaginoso.
Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo. De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. - Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna.
Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.