O pendão é o órgão responsável pela produção e liberação dos grãos de pólen do milho e, a principal forma de dispersão é através do vento, podendo carrega-los até uma distância de 500 metros sem que sua viabilidade seja afetada, além disso a dispersão pode durar de 5 a 8 dias, os quais, permanecem viáveis por até 24 ...
A REPRODUÇÃO DO MILHO No milho os órgãos masculinos e os órgãos femininos encontram-se separados. No pendão estão os órgãos masculinos e na boneca os órgãos femininos. Para acontecer o cruzamento e formar os grãos na espiga é necessário que o pó do pendão tenha contato com o cabelo da boneca.
ao florescimento o colmo e as folhas da planta de milho passarão por um período de grande elongação e crescimento, com acúmulo acentuado de matéria seca. A partir desse instante não mais ocorrerá diferenciação celular, mas apenas crescimento e multiplicação do número de células na planta.
Cultivo do Milho e GDUs GDU = ((35 + 22) / 2) – 10 = 18,5 GDUs.
Os graus-dia, neste método, são calculados como a soma da diferença entre a temperatura média diária e a temperatura basal inferior.
Uma espiga de milho típica tem de 500 a 800 grãos, com base no ambiente favorável e nas práticas de produção. O peso médio do grão em 15,5% de umidade é aproximadamente 350 mg, com uma variação de 200 a 430 mg. Um saco comercial de milho em torno de 25 kg, contém aproximadamente 60 mil sementes.
QUAL A PRODUTIVIDADE MÉDIA POR HECTARE? 3.
Enquanto o meristema apical estiver presente, novas fileiras de óvulos ainda estarão sendo formadas na espiga. A definição do número total de fileiras se dá com a formação de fileiras únicas ao longo da espiga, que irão se dividir em pares. É por isso que as espigas de milho sempre têm um número par de fileiras.
Eles têm dimensões, peso e textura variáveis. Cada espiga contém de duzentos a quatrocentos grãos. Dependendo da espécie, os grãos têm cores variadas, podendo ser amarelos, brancos, vermelhos, pretos, azuis ou marrons. O núcleo da semente tem um pericarpo que é utilizado como revestimento.
São 26 carreiras, o dobro de grão de uma espiga normal.
Já com a chuva, garante uma absorção maior e um melhor aproveitamento da cultura”, explica Silva. A próxima adubação nitrogenada do milho na Unoeste deverá ser feita no próximo semestre, sendo que a primeira etapa pode ser feita com 20 dias após o novo plantio; a segunda, 10 dias depois.
300 gramas
Mas, de forma geral, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, a época mais indicada é setembro a novembro. Na região nordeste e partes da região norte, o plantio se concentra entre os meses de março a abril. Os plantios fora de época podem ser efetuados em muitas regiões, como é o caso do milho safrinha.
Como plantar milho verde
Solos de textura média, com teores de argila em torno de 30-35% ou mesmo argilosos com boa estrutura, como os latossolos, que possibilitam drenagem adequada, apresentam boa capacidade de retenção de água e de nutrientes disponíveis para as plantas, são os mais recomendados para a cultura do milho.
Fósforo (P2O5) Portanto, em solos com alto teor de argila e baixos níveis de fosforo, devemos utilizar 110 a 120 kg de P2O5 por hectare. Para solos de alta a média fertilidade aplicar de 60 a 80 kg P2O5 por hectare. Essa recomendação pode ser a mesma utilizada para milho verão com finalidade de grãos.
Para Kappes, a melhor adubação para o cultivo de milho na região é realizada com 70% de nitrogênio na cobertura e parte do restante com potássio. “O que constatamos nas nossas pesquisas é que a ureia com polímeros não é eficaz em inibir as perdas de nitrogênio. Tem-se aumentado a aplicação do fungicida folhar.
Para fertirrigação, geralmente, a preferência é pelos adubos de alta solubilidade, com pouca impureza e sem qualquer tipo de substância que possa causar empedramento. Como fonte nitrogenada, é comum a recomendação de ureia, nitrato e sulfato de amônio, nitrato de cálcio e potássio.
Calcular Quantidade de Adubo por Sulco e Cova Por exemplo: As quantidades recomendadas, pela análise do solo, para a cultura do milho foram: N (60 kg/ha), P2O5 (70 kg/ha) e K2O (50 kg/ha). Quanto ao N, a recomendação dos 60 kg/ha é para ser dividida em 20 kg/ha na base e os outros 40 kg/ha em cobertura.