Agrião. Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg).
Aveia, cevada, centeio, arroz integral e companhia são uma boa maneira de acrescentar silício na dieta. Além disso, cereais integrais são fontes de fibras, o que beneficia a digestão e aumenta a saciedade, atuando assim a favor do emagrecimento saudável.
"O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar.
Alguns dos alimentos ricos em ferro mais indicados em caso de anemia são fígado, coração, carnes, mariscos, aveia, farinha de centeio integral, pão, coentro, feijão, lentilha, soja, gergelim e linhaça, por exemplo.
1 - Agrião: Considerado o vegetal com maior densidade de nutrientes, de acordo com especialistas em dieta da Universidade de William Paterson, New Jersey, EUA, o agrião possui ótimas quantidades de ferro em suas folhas, cerca de 0,2 mg (em 100 g).
As 5 melhores Folhas Verdes para seu treino
Conheça os benefícios das folhas verdes na alimentação
Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.
Quais as melhores tipos de folhas para montar uma salada simples?
Não existe uma fórmula de quantas folhas de ora-pro-nóbis se deve comer por dia, mas elas possuem baixo teor calórico, contendo apenas 26 calorias para cada 100 gramas da folha — e mais um monte de nutrientes. E, além de tudo, as vantagens de consumi-la vão além na nutrição.
Chá de Ora-pro-nóbis Adicione 5 folhas de Ora-pro-nóbis em 300ml de água fervente; Deixe ferver por 10 minutos; Desligue o fogo e aguarde esfriar; Se preferir adoçar, utilize uma colher de chá de açúcar demerara, mel ou adoçante a base de estévia.
A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.