Que ou aquele que se alimenta habitual ou exclusivamente de peixe.
adjetivo Que se encontra ou produz fora do lugar habitual.
Introdução: O dente ectópico é uma malformação ocasionada pela morfogênese e crescimento de tecidos fora da sua posição habitual. Essas inclusões ectópicas acontecem em aproximadamente 1% da população. Esses dentes podem estar presentes no côndilo, na órbita ou na cavidade nasal.
Significado de Abnormal adjetivo masculino e feminino Anormal. Etimologia (origem da palavra abnormal). Ab + normal.
Diz-se insetívoro ou entomófago do animal que se alimenta de insetos, embora se possa alargar o uso do termo para as chamadas plantas insetívoras, o que alguns botânicos censuram, pois os insetos não são propriamente alimento para essas plantas, que são eminentemente autótrofas, subsistindo basicamente por fotossíntese ...
Os artrópodes hematófagos compreendem os insetos (6 patas na fase adulta) e os carrapatos (8 patas na fase adulta) que se alimentam de sangue. Podem ser vetores de infecções, por serem capazes de transmitir agentes infecciosos entre seres humanos ou entre animais e seres humanos.
As doenças transmitidas por artrópodes foram responsáveis por numerosas epidemias devastadoras (peste, tifo, malária, febre amarela) ao longo da história. Algumas destas doenças, como a malária, febre amarela e dengue ainda constituem importantes problemas de saúde pública.
Os mosquitos mais comuns nos EUA são dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Cada um deles tem sua própria característica única e todos têm o potencial de transmitir várias doenças.
O mosquito possui as seguintes características:
À primeira vista, o mosquito da dengue é bastante similar aos pernilongos comuns, medindo 0,5 a 1 cm e apresentando coloração preta ou marrom no corpo e nas asas. Sua principal particularidade é a presença das famosas listras brancas no abdômen e nos três pares de patas.
O tamanho do pernilongo é entre 3 a 4 milímetros, enquanto o do mosquito da dengue pode medir entre 5 a 7 milímetros. Parece pouco, mas é praticamente o dobro do tamanho. Só de bater o olho é possível identificar a diferença entre um e outro.
É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.
O Aedes aegypti é um mosquito urbano, embora já tenha sido encontrado na zona rural, onde foram levados em recipientes que continham ovos ou larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas presente em altitudes elevadas.
Pernilongos e mosquitos gostam bastante de se esconder nas plantas, principalmente quando sujas e empoeiradas. Ao fazerem delas seu esconderijo, as fêmeas saem pela casa em busca de sangue humano, enquanto os machos permanecem se alimentando da seiva.
Além do ar interno ficar mais saudável e purificado, sem poeira, poluição ou micro-organismos que ficam no ambiente externo, mosquitos não gostam de temperaturas frias. Isso acontece porque eles são animais de sangue frio, ficando mais ativos quando está calor.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.