Utilizar diferentes materiais para as atividades práticas com a Arte. Faz os alunos se apropriarem dos conceitos relacionados e propostos pelo professor, no caso da pintura, por exemplo, o objetivo é proporcionar uma experiência sensível das crianças para com as tintas.
Faça apresentação de um livro somente com a ilustração para que as crianças, a partir da arte visual, criem a própria história. Da mesma forma, apresente somente a história para que os alunos a ilustrem. A reprodução coletiva de uma história também é um recurso muito interessante”, exemplifica.
O professor poderá usar uma madeira com ranhuras ou um papelão como matriz para explicar como a gravura é feita. Para isso, deve colocar, em cima da superfície da madeira, um papel sulfite, A4 branco, e riscar firme em cima do papel, com giz de cera.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar a familiarização cultural e o desenvolvimento da percepção visual da criança por meio do contato contínuo e sistemático com a produção artística, através da observação, descrição de imagens e nomeação de objetos.
O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.
A disciplina de História da Arte propõe uma abordagem introdutória acerca dos processos evolutivos da representação artística ao longo do desenvolvimento da cultura ocidental. ... Localizar, numa perspectiva histórico-social, os principais estilos e tendências que constituíram a arte ocidental.
A História da Arte acompanha todo o desenvolvimento da história da humanidade. E isso pode ser visto desde a arte rupestre até os nossos dias. ... Sendo assim, ela está dividida em vários períodos, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística de inúmeras civilizações ao longo da história humana.
Resposta. Função pragmática ou utilitária – Segundo essa função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não-artístico, não sendo valorizada por si mesma, mas por sua finalidade. Esses fins não-artísticos variam muito no decorrer da história. ... Função formalista – Visa a forma de apresentação a obra de arte.
Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.