EQST

O Que A Admiraço Na Filosofia?

O que é a admiração na filosofia?

O sentido grego da palavra admiração é espanto. Quando estamos diante de uma situação diferente, inesperada, temos uma atitude de admiração e esta atitude é ponto de partida para o ato de filosofar, pois nos leva à descoberta de nossa própria ignorância e à indagação sobre o que ignoramos.

O que significa a palavra admiração?

2 Sentimento de espanto e surpresa diante de algo inesperado; assombro, estranheza, pasmo: “E estavam parados diante dele, extasiados […], as bocas abertas de admiração” ( JA ) . 3 Apreço ou consideração que se tem por alguém ou alguma coisa; respeito, veneração: “O parasita […]

O que causa admiração?

Tal como acima mencionado, nem sempre se admira da mesma maneira. Quando sentimos admiração por alguém que conhecemos e que é parte da nossa vida, esse sentimento pode ser um ato de reconhecimento pelo apoio que nos dá ou pelo que nos ensinou, por exemplo, no caso de um professor, um amigo ou um familiar.

Por que a filosofia se relaciona com admiração e espanto?

Todavia, o homem precisa de um estímulo para se indagar, e o espanto representa a curiosidade, um elemento crucial para o saber filosófico. Além disso, o espanto se articula com a admiração, elemento que representa o ponto chave para o conhecimento, em que o individuo inicia seu processo para a caminhada filosófica.

O que significa a filosofia nasceu com o espanto?

De forma geral, a filosofia nasce do espanto pois é motivada pela dúvida, pelo senso de desconhecimento de determinado fator. Um abraço!

Qual a relação entre espanto e filosofia?

O espanto é considerado o ponto de partida para uma atitude filosófica. ... Aristóteles foi um dos primeiros a defender a origem da filosofia a partir do espanto do ser social, da estranheza e da perplexidade em relação aos acontecimentos da natureza, do universo e da vida.

O que é espanto para filosofia?

Na filosofia, a admiração ou espanto é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, mas colocamo-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como ...

O que é o espanto ou estranhamento?

Estrannhemento é o aro de estranhar no sentido da admiração,de espanto diante de algo que n se conhece e algo q n se espera:por achar estranho ao perceber alguem ou algo diferente do que se conhece ou do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma:por supreender-se ou assombra-se em função do desconhecimento ...

O que é o espanto?

Significado de Espanto substantivo masculino Surpresa causada por algo inesperado. Qualidade de espantoso, do que causa assombro; pasmo. Que causa medo, pavor, susto. Que acontece de maneira inesperada; surpreendente.

Qual é o sinônimo de espanto?

23 sinônimos de espanto para 2 sentidos da palavra espanto: Assombro: 1 assombro, pasmo, admiração, fascínio, maravilha, surpresa, choque, estupefação, perplexidade, estuporação, espavento, estranheza, estranhez, confusão.

O que é petrificado de espanto?

[Figurado] Tornar ou ficar imóvel de medo, de espanto.

Qual o papel da curiosidade em relação ao espanto aristotélico?

Resposta. Resposta: Este questionamento é de Aristoteles que nos mostra a ideia que tudo gera dúvida e com a dúvida vem a curiosidade de querer saber cada vez mais, pois uma resposta nunca é o suficiente. Os filósofos começaram a filosofar devido a uma atitude de espanto, estranhamento e encantamento.

Qual a importância da observação da admiração e da reflexão para a filosofia?

A atitude filosófica de indagar, na qual nos dirigimos ao mundo que nos cerca, perguntando o porquê das coisas, é central para a filosofia. A capacidade de admiração aliada à indagação leva à atitude crítica. Ter uma atitude filosófica é, acima de tudo, ter uma atitude crítica diante de todas as coisas.

Qual a importância do Thaumazein para a filosofia?

O thaumázein é um conceito muito discutido por filósofos. Ele significa, em grego, espanto, admiração. De acordo com Heidegger, Platão e Aristóteles concluíram que thaumázein é a causa da filosofia, é o que move o filósofo a pensar. ... É a partir desse espanto que o filósofo debruça-se na busca pelo conhecimento.