O termo 'cepa' se aplica igualmente a uma linhagem de microrganismos (vírus ou bactérias) produzida em laboratório (pode-se dizer que são clones) com a finalidade de estudos. O termo é muito usado em botânica para se referir a variações de uma mesma espécie de plantas.
Significado de Cepa substantivo feminino Tronco da videira a partir do qual os sarmentos nascem. [Botânica] Parte inferior dos troncos das árvores que se abatem para madeira, e que se extraem com as raízes grossas para carvão.
substantivo feminino Tronco da videira. ... [Figurado] Tronco; linhagem.
Significado de Linhagem substantivo feminino Série das gerações de alguém (antepassados ou descendentes); estirpe. Relação que se estabelece através de parentesco, de antepassados comuns; os membros de uma família; genealogia, raça.
Linhagens: materiais genéticos homogêneos, obtidos por algum processo autogâmico continuado; Linhagem endógama: Linhagem produzida por endogamia continuada. Em melhoramento genético de plantas, trata-se de uma linhagem quase totalmente homozigótica advinda de autofecundações continuadas, acompanhada por seleção.
substantivo feminino Relação de parentesco que se estabelece através da proveniência de um antepassado comum. Grupo de indivíduos que possuem, por filiação, esse mesmo antepassado (comum): a descendência da família real brasileira; tenho orgulho da minha descendência. Etimologia (origem da palavra descendência).
Ascendência é o vínculo da pessoa com as gerações anteriores (pais, avós, bisavós). Descendência é o vínculo da pessoa com as gerações posteriores (filhos, netos, bisnetos): Tenho ascendência italiana. A Justiça declarou infames os descendentes do alferes José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Se a descendência estiver mais próxima, sendo você filho de português, basta a certidão de nascimento dos pais. Agora, se você está mais distante na árvore genealógica, não será possível obter a cidadania por atribuição, apenas por aquisição ou naturalização.
Veja a lista de documentos:
Na Itália, a maioria dos registros é criada localmente, por isso é importante descobrir onde seus antepassados viveram. Os melhores recursos para descobrir seu legado italiano são os registros civis e os registros paroquiais católicos da cidade natal de seus antepassados.
Para saber se os documentos que você procura estão disponíveis virtualmente, você deve acessar o SIAN, o Sistema de Informações do Arquivo Nacional, fazer um cadastro e pesquisar pelo sobrenome do imigrante que você está procurando.
A Instituição ideal para pesquisadores imigrantes/estrangeiros é o Arquivo Nacional, que detém em seu acervo todo o registro de estrangeiros que vieram para o Brasil. Para consultá-los, acesse www.arquivonacional.gov.br.
Como encontrar o registro de imigrantes italianos no Brasil
ENCONTRANDO INFORMAÇÕES NO SIAN SIAN é o Sistema de Informações do Arquivo Nacional, e é lá que estão os dados que podem te ajudar na busca de documentos ou registros de antepassados imigrantes. Acesse o site do SIAN (sian.an.gov.br) e clique em “Criar Cadastro”.
O primeiro passo é acessar o link do Mapa dos Sobrenomes – Mappe dei Cognomi, em italiano. Para visualizar a distribuição do seu sobrenome nas regiões da Itália, basta inserir o sobrenome que você quer pesquisar no campo disponível e clicar em pesquisar – ricerca, que o mapa vai se abrir.
Sites para encontrar documentos e registros de descendência europeia
Alguns sites podem te ajudar nessa missão.
A Instituição ideal para pesquisadores imigrantes/estrangeiros é o Arquivo Nacional, que detém em seu acervo todo o registro de estrangeiros que vieram para o Brasil. Para consultá-los, acesse www.arquivonacional.gov.br.
Para saber como encontrar um parente desconhecido usando os registros de cartórios é importante que se tenha, ao menos, algumas pistas sobre a pessoa que se pretende encontrar. Um bom começo é o nome completo, nome dos pais, estado e cidade, e ainda, a data aproximada de nascimento ou casamento.
Encontrar parentes ao usar a aba Pesquisar Se você deseja pesquisar um parente que esteja na árvore (mesmo que nunca tenha usado a Árvore Familiar), poderá acessar o FamilySearch e, na aba Pesquisar, escolher Árvore Familiar. A partir daí, você precisará entrar no site ou criar uma conta gratuita no FamilySearch.