Os animais da subespécie Bos taurus taurus são chamados de bovinos taurinos ou europeus, por sua origem européia. São animais, geralmente, reconhecidos por sua alta produtividade. ... Os animais da subespécie Bos taurus indicus são chamados de bovinos zebuínos. Estes animais tem origem na ásia.
A duração da gestação em Bos indicus (292 dias em média) é mais longa que a de Bos taurus (282 dias em média; Paschal et al, 1991).
São raças formadas a partir de cruzamentos envolvendo duas ou mais raças das subespécies Bos taurus e/ou Bos indicus, com os objetivos de se agregar, nos produtos compostos, características de rusticidade e adaptabilidade, próprias do zebu, com produtividade e qualidade de produto, característicos do europeu.
São ungulados de tamanho médio a grande, incluindo o boi doméstico, o bisonte, o búfalo, o iaque, e os antílopes de quatro chifres e de chifres espirais, como o elande e o cudo).
283 dias
A gestação em vacas leva entre 280 e 290 dias, dependendo da raça e do bezerro que será gerado. Para saber se a vaca está prenhe, pode ser feito um exame clínico, com o auxílio de um aparelho de ultra-som, 30 dias após a cópula ou inseminação artificial.
Como saber se o parto de vacas está próximo Para as vacas leiteiras, é comum o úbere estar sempre cheio. Porém, próximo ao parto, ele fica mais rígido e ainda maior. E a cauda relaxada. E o principal indício que ocorre nos dias próximos é a liberação de um muco viscoso pela vagina.
Sabe-se que uma vaca está em trabalho de parto quando ela se levanta e deita repetidas vezes, apresentando contrações abdominais e gemidos. O criador deverá procurar o auxilio de um veterinário se o trabalho de parto durar mais de 12 horas e o bezerro não tiver ainda sido expelido.
Sinais de proximidade do parto: Ocorre relaxamento dos ligamentos e músculos da pelve (flanco) e da cauda. Mais próximo ao parto, ocorre liberação de muco viscoso pela vagina. A vulva fica edemaciada. Ocorre produção e liberação de colostro.
Puxar para fora e para baixo é a maneira que os bezerros naturalmente nascem. A pélvis da vaca (sem mencionar a gravidade) naturalmente obriga o bezerro a ir para baixo e para fora enquanto estão sendo expelidos. Puxar dessa maneira reduz a pressão sobre a pélvis da vaca, e permite que o parto seja mais fácil.
Ao se utilizar 30mg de acetato de metilprednisolona como pré-indutor (longa ação), aos 255 dias de gestação, e 20mg de dexametasona (curta ação) mais 0,5mg de cloprostenol (prostaglandina) aos 270 dias de gestação, Antoniazzi et al. (2009) obtiveram eficácia na indução do parto e baixo nível de retenção de placenta.
Para evitar a retenção de placenta, mantenha os animais livres de doenças infecto-contagiosas e debilitantes, evitando o aborto, forneça alimentação adequada, evite excessiva movimentação das vacas e seque a vaca dois meses antes do parto.
Ocitocina e prostaglandina A ocitocina e a prostaglandina são hormônios que desempenham um papel na contração uterina e podem ser eficazes no tratamento do retenção de placenta devido à atonia uterina.
Quando a placenta não é expulsa na primeira hora após o processo de nascimento, ela pode gerar certos riscos. A placenta retida também ocorre quando uma parte da placenta não é expulsa. A retenção geralmente ocorre durante o parto normal, mas durante a cesariana também pode não ser completamente retirada.
Considera-se a placenta retida quando sua expulsão não ocorre até 30 minutos após o nascimento, apesar do manejo ativo do 3º período (tração controlada do cordão, massagem uterina, administração de drogas uterotônicas). Varia de 1,5% a 2,7%, sendo mais frequente em populações de alto risco.
A perda de grandes quantidades de sangue pela vagina normalmente acontece nas primeiras 24 horas após o nascimento do bebê, no entanto, esta alteração também pode acontecer até 12 semanas após o parto normal ou cesária devido ao descolamento abrupto de restos da placenta ou ruptura uterina.
Em casos normais, as membranas são expulsas dentro de 12h do parto. Se demorar de 12 a 24h após o parto, é considerada uma expulsão retardada. Já a retenção da membrana acontece nos caos que a placenta que não for expulsa dentro de 24h.
Ela não pode ficar parada, mas também não deve fazer muito esforço. É um período de resguardo. Dirigir, ter relação sexual, subir escadas, fazer trabalhos domésticos, levantar peso… Tudo isso está terminantemente proibido.