Circunferências tangentes: Duas circunferências que estão no mesmo plano, são tangentes uma à outra, se elas são tangentes à mesma reta no mesmo ponto de tangência. ... Circunferências secantes: são aquelas que possuem somente dois pontos distintos em comum.
Circunferências secantes. Duas circunferências são consideradas secantes quando possuem dois pontos em comum. A condição para que isso aconteça é que a distância entre os centros das circunferências deve ser menor que a soma das medidas de seus raios.
Duas circunferências são tangentes externas se elas têm um único ponto em comum e os demais pontos de uma são todos externos à outra.
Reta externa é uma reta que esta fora de algo. Por exemplo: uma reta externa a circunferencia é quando a reta esta do lado de fora.
Existem três posições possíveis entre uma circunferência e uma reta no plano: a) A reta r é secante a circunferência; ambas possuem dois pontos em comum. b) A reta r é tangente a circunferência; ambas possuem somente um ponto em comum. c) A reta r é externa a circunferência e ambas não possuem nenhum ponto em comum.
Agora vamos encontrar a posição relativa da reta de equação 2x – y + 3 = 0. A distância encontrada é menor que √5 logo a reta é secante.
Resposta. Isolando o y na segunda reta e comparando com o da primeira, percebe-se que são duas retas reversas.
01) Qual é a posição da reta r, de equação 15x + 10y - 3 = 0, em relação à reta s, de equação 9x + 6y - 1 = 0? ... 03) As retas r e s, de equações px + 8y +1 = 0 e 2x + py – 1 = 0, respectivamente, são paralelas.
1. PROPRIEDADE DA TANGENTE: Toda tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio no ponto de tangência. ... Ao traçarmos uma reta que liga o raio R ao ponto de tangência, podemos ver que a reta tangente e o raio são perpendiculares entre si, ou seja, formam um ângulo de 90°.