A NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, é a norma que trata dentre outros importantes assunto do SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas). Seu campo de aplicação é definido na própria norma em seu capitulo 1. ... Sistema SPDA em edifício.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Após a instalação de seu fio terra, substitua as tomadas antigas, de dois polos, pelas de 3 polos, ligando-a no terceiro fio da tomada. O uso do fio terra é de extrema importância, mas vale lembrar que só ele não garante a nossa segurança contra correntes elétricas.
Existem ainda diversos outros esquemas de aterramento, como o TN-C, o TT e o IT, utilizados em outros tipos de instalações com necessidades diferentes.
Esquema TN-C: As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.
Possui como objetivos: Limitar o potencial entre massas, entre massas e elementos condutores estranhos à instalação e entre os dois e a terra a um valor seguro sob condições normais e anormais de funcionamento; Proporcionar às correntes de falta para terra um caminho de retorno de baixa impedância.
Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis.